Saúde convoca mulheres a participar do mutirão de mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero
Todas UBSs abrirão no sábado 25/03 (exceto Parque Oásis, em função de obras)
Como parte da programação do Mês da Mulher, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza no dia 25/03, das 9h às 15h, um Mutirão de Saúde da Mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Apenas a UBS Parque Oásis não atenderá, pois estará fechada para obras de reforma e ampliação. A ação busca ampliar a oferta de atendimento ao público feminino e chamar a atenção para duas doenças que podem levar à morte: o câncer de mama e o câncer do colo de útero. O diagnóstico precoce é essencial para ambas e, para o câncer do colo uterino, um cuidado essencial é tomar a vacina do HPV.
As mulheres poderão procurar as UBSs para realizar exame preventivo de câncer de colo de útero (papanicolau) e solicitar mamografia (mulheres de 40 anos ou mais). Também haverá consultas médicas e odontológicas previamente agendadas para mulheres, além da oferta de vacinas para mulheres e outros públicos (veja serviço abaixo).
O médico ginecologista e obstetra e diretor de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde da SMS, Dino de Lorenzi, explica que o câncer do colo uterino tem como principal causa a infecção pelo vírus Papiloma Humano (HPV). A prevenção se faz pela coleta do exame citopatológico do colo uterino e pela vacinação de adolescentes de ambos os sexos contra o vírus HPV. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), ligado ao Ministério da Saúde, todas as mulheres sexualmente ativas devem coletar o exame citopatológico do colo uterino dos 25 aos 64 anos a cada ano, passando a fazê-lo a cada três anos após dois exames com resultado normal.
A vacina do HPV não só reduz o câncer do colo uterino, como diminui o risco de verrugas genitais, câncer de pênis e ânus/reto, devendo ser aplicada em meninos e meninas com idade entre nove e 14 anos. Tanto a coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino como a vacina para o HPV estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul durante todo o ano.
O câncer de mama, por sua vez, está ligado ao processo de envelhecer, fatores hormonais, alimentares/obesidade e até a fatores genéticos. Tem como principal estratégia de diagnóstico precoce a realização da mamografia. Em Caxias do Sul, esse exame é ofertado pelo SUS anualmente às mulheres de 40 anos de idade ou mais, em todas as UBSs, enquanto o Ministério da Saúde garante a partir dos 50 anos.
No ano de 2022 ocorreram em Caxias do Sul 13 óbitos por câncer do colo uterino. Já o câncer de mama vitimou 54 mulheres no município no ano passado. “Historicamente, uma prioridade da Saúde da Mulher, no âmbito das políticas públicas de saúde, tem sido a redução das taxas de mortalidade por câncer de mama e do colo uterino. Estas neoplasias são as de maior prevalência em ginecologia e de maior impacto em termos de mortalidade feminina. Por esse motivo, destacamos a importância de que as mulheres de 25 a 64 anos que não fizeram esse exame nos últimos três anos e aquelas que têm mais de 40 anos e não fizeram a mamografia no último ano compareçam a uma UBS”, aponta Lorenzi.
“Nossas equipes estão organizando esse mutirão para que as mulheres tenham mais uma oportunidade de acesso ao serviço e façam seus exames preventivos. Esses exames estão disponíveis durante a semana, mas o mutirão é o momento de a mulher reservar um tempo especial para o cuidado de si e nossos servidores estarão a postos para atender a todas. Também pedimos que as mulheres que forem chamadas para consulta com médico ou com dentista compareçam no horário marcado”, pede a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Serviço
Sábado 25/03, das 9h às 15h
Todas UBSs (exceto Parque Oásis)
Mutirão de Saúde da Mulher
– Exame preventivo de câncer de colo de útero
– Solicitação de mamografia (mulheres de 40 anos ou mais)
– Vacina contra HPV (9 a 14 anos)
Aplicação de vacinas:
– Calendário de rotina para crianças e adolescentes até 14 anos (inclui HPV meninos e meninas de 9 a 14 anos)
– Febre amarela: pessoas de 9 meses a 59 anos (não vacinados contra a doença)
Divulgação Sabe Caxias: