Secretaria Municipal de Educação revela propostas de educação para relações étnico-raciais em 2023
Secretaria Municipal de Educação revela propostas de educação para relações étnico-raciais em 2023
Destaques da rede municipal de ensino nas ações do Núcleo QuERER em 2022 serão reconhecidos em solenidade na Casa da Cultura
Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) que conquistou reconhecimento na imprensa nacional e internacional em 2022, o Núcleo QuERER (Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais) revela na tarde desta terça-feira (4) suas propostas de abordagem para o tema no ano letivo 2023. A ocasião, na verdade, também terá propósito de gratidão e celebração ao trabalho de educadores e estudantes: serão homenageadas as 10 escolas da rede municipal de ensino que mais se destacaram no acolhimento das questões étnico-raciais em 2022. A solenidade começa às 14h, no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura.
A abertura ficará a cargo do grupo de estudantes de 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mansueto Serafini, regidos pelo professor Dinarte Paz, com o espetáculo de tambores, canto e dança desenvolvido em 2022 durante as atividades do QuERER e apresentado em palco armado na Praça Dante Alighieri, durante a Semana da Consciência Negra.
Por meio do QuERER, criado em 2021, ainda no rescaldo dos estragos causados pela pandemia de Covid-19 nos sistemas de educação em todo o mundo, a SMED busca mobilizar as escolas da rede municipal de ensino através da metodologia da gamificação, oferecendo atividades, intituladas como missões, que abordaram conhecimentos da cultura indígena e afro-brasileira no sentido de construção de uma educação antirracista.
“É o momento de nos reunirmos para homenagear 10 escolas municipais que se envolveram e apresentaram comprometimento com o estudo étnico-racial no ano letivo de 2022. A temática das relações étnico-raciais, construída por meio e através da linguagem, dos usos e costumes, do convívio social e formativo, tem como premissa o conhecer a si para conhecer o outro, reverberando no respeito às diferenças”, afirma a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.
Divulgação Sabe Caxias: