Secretaria Municipal de Educação revela propostas de educação para relações étnico-raciais em 2023

Secretaria Municipal de Educação revela propostas de educação para relações étnico-raciais em 2023

Destaques da rede municipal de ensino nas ações do Núcleo QuERER em 2022 serão reconhecidos em solenidade na Casa da Cultura

QuErer – EMEF Cidade Nova – foto-Elisabete Bianchi

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) que conquistou reconhecimento na imprensa nacional e internacional em 2022, o Núcleo QuERER (Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais) revela na tarde desta terça-feira (4) suas propostas de abordagem para o tema no ano letivo 2023. A ocasião, na verdade, também terá propósito de gratidão e celebração ao trabalho de educadores e estudantes: serão homenageadas as 10 escolas da rede municipal de ensino que mais se destacaram no acolhimento das questões étnico-raciais em 2022. A solenidade começa às 14h, no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura.

A abertura ficará a cargo do grupo de estudantes de 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Mansueto Serafini, regidos pelo professor Dinarte Paz, com o espetáculo de tambores, canto e dança desenvolvido em 2022 durante as atividades do QuERER e apresentado em palco armado na Praça Dante Alighieri, durante a Semana da Consciência Negra.

Por meio do QuERER, criado em 2021, ainda no rescaldo dos estragos causados pela pandemia de Covid-19 nos sistemas de educação em todo o mundo, a SMED busca mobilizar as escolas da rede municipal de ensino através da metodologia da gamificação, oferecendo atividades, intituladas como missões, que abordaram conhecimentos da cultura indígena e afro-brasileira no sentido de construção de uma educação antirracista.

“É o momento de nos reunirmos para homenagear 10 escolas municipais que se envolveram e apresentaram comprometimento com o estudo étnico-racial no ano letivo de 2022. A temática das relações étnico-raciais, construída por meio e através da linguagem, dos usos e costumes, do convívio social e formativo, tem como premissa o conhecer a si para conhecer o outro, reverberando no respeito às diferenças”, afirma a secretária municipal de Educação, Sandra Negrini.

Divulgação Sabe Caxias:

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