Os Bardos da Pangeia lança música e videoclipe de Seres de Luz no dia 27 de abril
Gravação ao vivo no bairro Vila Nova II contou com músicos e bailarinos convidados
Um som que convida ao sentir e à conexão com seres de outras galáxias embala uma gravação feita ao vivo, ao ar livre, no bairro Vila Nova II, em Bento Gonçalves.
Ao lado de músicos e bailarinos convidados, a banda Os Bardos da Pangeia lança no dia 27 de abril, nas plataformas de vídeo e nas redes sociais, a música e o videoclipe de Seres de Luz.
Integrada ao projeto "Todos são para o que nascem”, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, junto à SECULT, à Casa das Artes e à Prefeitura de Bento Gonçalves, a composição traz algo diferente não apenas do que Os Bardos da Pangeia costumam fazer há duas décadas, mas também do que todo o mercado musical da Serra Gaúcha tem produzido.
Ernani Cousandier, o idealizador do projeto, trabalha com música há mais de 35 anos. Em Seres de Luz, além de compor e cantar, fez os arranjos de metais junto com Rafael Teclas. Bruno Gelmini foi o responsável pela transcrição. “Normalmente, eu participo de todas as etapas, atuando mais como um diretor artístico. Os Bardos da Pangeia têm essa tradição de convidar outros músicos e, nesse caso, ainda trouxemos a dança, com a Trupe Dosquatro”, explica.
Para a gravação do clipe, foi escolhido o bairro Vila Nova II. No dia 11 de dezembro de 2022, com os efeitos do forte calor, foram captadas as imagens da música sendo executada ao vivo. Com uma equipe grande envolvida, o clipe de Seres de Luz propõe a conexão expressa na letra da música: uma pessoa com outra e todas com o universo. "Traçamos um paralelo entre a ideia de harmonia
com o cosmos passada pela música e a nossa conexão com o universo paralelo que é aquele bairro, interagindo com ele”, complementa Ernani.
O diretor do clipe, Cristian Bernich, antecipa que a ideia foi fazer um trabalho poético e um pouco mais pop e artístico ao mesmo tempo. "Tivemos um contraste entre aquelas ruas estreitas de um bairro periférico com um tipo de música mais erudito, que quem vive lá não ouve”. explica. Nas cinco horas de gravação, os olhares curiosos surgiram, e tudo que aconteceu no bairro foi mantido exatamente como estava, levando para o videoclipe a realidade do que acontecia naquele 11 de dezembro.
Seres de Luz, portanto, é um vídeo que vai além dos músicos e das equipes de captação, produção e direção. Ele é, também, um registro de um dia de verão no bairro Vila Nova II. Cheio de desafios durante todo o processo, o projeto, hoje, é considerado cumprido com sucesso por todos os envolvidos e está pronto para ganhar o mundo via internet, escrevendo mais um capítulo na história dos Bardos
da Pangeia e de Ernani Cousandier, um dos precursores da música autoral da Serra Gaúcha.
LANÇAMENTO DA MÚSICA E DO VÍDEO DE SERES DE LUZ
Data: 27 de abril
Horário: 11h
Onde: plataformas de vídeo
( https://www.youtube.com/user/SuperPangeia?app=desktop ) e redes sociais
(@osbardosda)
FICHA TÉCNICA
– Ernani Cousandier, idealizador do projeto, diretor artístico e músico de Os Bardos
da Pangeia
– Cristian Bernich, diretor do clipe
– Matheus Carrer, produtor musical
– Marcos Trubian, guitarrista de Os Bardos da Pangeia
– Rafael Teclas, tecladista e falutista de Os Bardos da Pangeia
– Will Monteiro, baixista de Os Bardos da Pangeia
– Guilherme Machado, baterista de Os Bardos da Pangeia
– Zonattão, DJ de Os Bardos da Pangeia
– Priscila Bortolosso, cantora convidada
– Natália Giacomello, percussionista convidada
– Renato Dall Ago, trumpetista convidado
– Paulo Fernando Ferreira, trombonista convidado
Trupe Dosquatro, bailarinos convidados
Divulgação Sabe Caxias: