Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul comemora 25 anos de história
Espetáculo comemorativo a data e exposição que conta os anos de vida da primeira Companhia de Dança do Estado marcam na Casa da Cultura, as comemorações de 25 anos
A noite de 29 de abril foi marcada de diversos sentimentos e muita emoção para comemorar o Dia Internacional da Dança e os 25 anos da Cia. Municipal de Dança, a 1ª companhia oficial do Rio Grande do Sul (RS), que se caracteriza por sua proposta sintonizada às linguagens contemporâneas da arte.
A Cia. possui amplitude nacional e internacional de grande reconhecimento, tendo participado com apresentações dos espetáculos que compõem o seu vasto repertório nos principais eventos, festivais e mostras da área no brasil e no exterior. Divulgando por onde passou, o município de Caxias do Sul como grande apoiador e fomentador da arte e da cultura local. Sua trajetória abrange mais de 45 obras coreográficas montadas por renomados artistas do segmento mundial da dança.
As comemorações das datas se deram por meio da apresentação da obra coreográfica “passeios: a memória faz o resgate, comemorar é a ordem!” dirigida pela coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria da Cultura, Paula Giusto, que mostrou um olhar sensível para a cena, resgatando os grandes momentos vividos pela Cia. nos palcos ao longo dos anos.
Após a apresentação no palco do Teatro Pedro Parenti, a coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria da Cultura, Paula Giusto, iniciou o protocolo que marcou a celebração da data com homenagem aos seus fundadores. “A Cia. Municipal vêm investindo não só no fazer como também no pensar dança. Criada Com um perfil aberto, busca inserir-se na contemporaneidade, privilegiando os processos criativos com base na investigação e experimentação, e apostando na fusão de linguagens e na valorização do talento local”, disse a coordenadora.
Segundo a secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto que fez a primeira audição para o corpo de baile e se tornou diretora da Cia. a dança expressa amor e vida e a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul revela a paixão sobre a resistência. “A Cia. Municipal de Dança resistiu em pleno funcionamento como uma das poucas companhias oficiais mantidas pelo poder público no brasil, demonstrando a importância de ter um governo municipal que coloca a cultura enquanto prioridade, tendo preservado este grupo que tanto contribui para o enriquecimento cultural de nossa cidade”, disse a secretária.
Para marcar os 25 anos da Cia. a Secretaria Municipal da Cultura homenageou com certificado Amiga da Dança, a fundadora da Cia., Sigred Nora. Em sua fala, uma das fundadoras salientou a importância do investimento na cultura e de o governo manter como formação pessoal. “Falar sobre a dança é expressar o amor pela vida. Embora os movimentos sejam embalados pelo corpo, é a alma que guia os passos fazendo com que os dançarinos entreguem o melhor de si ao ponto de tocar o coração das pessoas. Quando em 1997 estive a frente da criação desta Cia., a primeira do Estado soube a importância de o poder público investir nas pessoas através da arte, pois a arte transforma e nos torna bons cidadãos”, disse Sigred.
Ao final da solenidade, bailarinos, e ex-bailarinos da Cia. e dirigentes foram convidados para subirem ao palco para receber salva de palmas do público presente.
A Cia. ainda se apresentará nos dias 01 e 02 de maio, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti, com a obra coreográfica “PASSEIOS: A memória faz o resgate da trajetória, e comemorar é a ordem!”, que integram a programação da Semana da Dança 2023, e as comemorações dos 25 anos da Cia. Municipal de Dança.
Exposição:
Para comemorar o 25° aniversário, está em exposição até o dia (02/05), na Galeria Municipal de Artes Gerd Bornheim, localizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima a mostra “Memória Exposta, Corpo Aberto”, que é delineada por um complexo aglomerado de lembranças, afetos e registros, que celebram os 25 anos da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, manifestando e revelando minúcias de matérias de um repertório construído através do tempo. Na ideia de um grande catálogo que evidencia essa longa história, a exposição reúne os encontros memoráveis que o corpo já transitou e que ainda pode transitar.
Curadoria: Cibele Biasuz
Direção: Paula Giusto
Fotógrafos: Antonio Carlos Lorenzetti; Carolina Campos; Claudio Etges;
Diogo Salaberry; Douglas Trancoso; Fabiano Vuelma; Frank Jeske; Gil
Grossi; Gustavo L. Pozza; Joel Giordani; Lauro Grivot; Lorena Jastreb;
Mário André Coelho de Souza; Maurício Concatto; Paulo Pretz; Ricardo
Wolffenbüttel; Shai Giusti.
Sobre a Cia.
A Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, que tem atualmente a bailarina, coreógrafa e produtora Paula Giusto como curadora artística e que é formada por 10 bailarinos profissionais, é mantida pela Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Ao longo destes 25 anos resistiu em pleno funcionamento como uma das poucas companhias oficiais mantidas pelo poder público no Brasil, demonstrando a importância de ter um governo municipal que coloca a cultura enquanto prioridade, tendo preservado este grupo que tanto contribui para o enriquecimento cultural de sua cidade.
A cia. Municipal estreou em 12 de março de 1998. Sendo a primeira companhia oficial de dança do Estado do Rio Grande do Sul.
Atenta ao processo de desenvolvimento cultural local e contribuindo para facilitar o acesso aos bens culturais, a Cia. Municipal de Dança participa de eventos promovidos pela cidade, visando não só o produto cultural em si mas também a educação e formação. Para isso, mantém a Escola Preparatória de Dança (EPD) focando também na área do conhecimento sistematizado. Essa ação está voltada a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos.
A cia. Municipal de dança, em 2002, recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – Melhores de 2002 na categoria “estímulo” e, em 2004, o troféu gaúcho de cultura, na categoria “dança”, uma distinção conferida pela Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.
Completando 25 anos de história, a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul conta com uma trajetória significativa, tendo se apresentado em várias cidades brasileiras e importantes eventos de dança contemporânea, dentre eles:
-Uni Modern Dance Festival, Em 1998;
-Alemanha Festival De Danza Nueva, Em 2000;
-Peru Festival Internacional De Dança, Nos Anos De 2000 E 2002;
-Panorama Rio-Arte, Em 2000;
-Condança, Em 2001;
-Rio Grande Do Sul Mostra De Dança De Florianópolis, Nos Anos De 2001, 2002, 2003 E 2004;
– Santa Catarina Porto Alegre Em Cena, Em 2003;
-Rio Grande Do Sul Mostra Profissional De Dança De Joinville, Em 2003;
– Fora Do Eixo – Em 2004 E 2012;
-1,2 Na Dança, Em 2004;
– Bento Em Dança, Em 2005;
– Diálogos Da Dança Sesc Porto Alegre, Em 2008;
– Mostra Movimento E Palavra, Em 2009;
– Projeto Quartas Na Dança, Em 2009, E 2011;
– Teatro Rondon Pacheco, Em 2012
– Sesc Santo Amaro, Em 2013
Divulgação Sabe Caxias: