Cultura informa proposta que visa tornar a música “Oh, de Casa” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias

A ação faz parte das comemorações do centenário de nascimento de Honeyde Bertussi

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) publicará no dia 02 de maio, um parecer da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPACH), no Diário Oficial para que a proposta sobre a música “Oh, de Casa”  de Honeyde e Adelar Bertussi, seja registrada como Patrimônio Imaterial do Município de Caxias do Sul. O procedimento foi instruído pela DIPPAHC através da historiadora Fabiana Ferreira, em 2020, que mostrou o histórico ligado à música e à dupla Irmãos Bertussi, do distrito de Criúva, destacando-os como parte da memória coletiva do município e reconhecimento nacional. A proposição foi feita pelo ex-vereador Gustavo Toigo, ainda em 2017.

Após a publicação do parecer no Diário Oficial,  a população tem 20 dias para se manifestar conforme o art. 40 § 2º do Decreto nº 16,581/2013. As manifestações deverão ser protocoladas na Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural, localizada na Rua Plácido de Castro, nº 692, Maesa, bairro Exposição.
Conforme o parecer, o processo foi encaminhado para que a população fique ciente do exposto seguindo a determinação legal, e após retorno, será enviado para a análise do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPACH).

Neste ano comemoramos o centenário do nascimento de Honeyde Bertussi, unindo a celebração com a existência da proposição entendeu-se que o momento é propício para resgatar a proposta e dar seguimento ao processo.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *