Maio Furta Cor // Saúde Mental Materna Importa // Se importe com a mãe. // Assuma essa causa.
O que é Maio Furta-cor?
Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Realiza ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.
Nossa campanha existe desde 2020 e em 3 anos já aprovamos mais de 30 leis Maio Furta- cor, sendo 3 estaduais (PR, SE e DF). nossos mais de 250 representantes estão presente em 4 continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 17 países.
Não é possível promover saúde mental materna e transformar a assistência atual sem a construção de políticas públicas de saúde e leis que amparem e assistam a integralidade da saúde das mulheres-mães.
Nossos objetivos são:
Por que precisamos de um mês dedicado à saúde mental materna?
Existe um forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental, que é ainda mais reforçado quando se estende ao campo materno. Com isso assistimos a um alarmante crescimento dos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre
as mães.
Saúde Mental Materna Importa
Se importe com a mãe. Assuma essa causa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2023) toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. Os transtornos mentais perinatais são um grave problema de saúde pública e necessitam de
estratégias de enfrentamento urgentes e eficazes. Quando não tratados, eles são capazes de devastar a vida da mulher e, consequentemente, de sua família.
O sofrimento mental das mulheres-mães podem ser tão intensos ao ponto de levá-las ao suicídio, sendo este uma das principais causa morte de mulheres no primeiro ano de vida após o parto. Estudos mundiais estimam que 3,7 mulheres suicidam-se no pós-parto a
cada 100.000 nascidos vivos. Para fins comparativos, 1,92 mulheres morrem de hemorragia pós-parto na mesma proporção.
Por que Maio?
Em maio celebramos no Brasil o Dia das Mães, um momento oportuno para fomentar discussões em torno das causas maternas e dos fatores envolvidos nos crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e suicídio.
Você e sua instituição também podem participar e apoiar a campanha! Como?
O Maio Furta-cor busca parceiros para apoiar, promover e difundir a causa da saúde mental materna. Pessoas, instituições e empresas, podem participar e apoiar a campanha!
Como? Promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos sobre saúde mental materna
baseados em evidências científicas, engajando-se em ações gratuitas, dentre outras formas.
Divulgação Sabe Caxias: