Municípios da região debatem custeio de novos leitos do HG
Reunião convocada pela Prefeitura de Caxias ocorreu nesta sexta-feira (05/05) e teve participações presenciais e on-line
Convocada pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, uma reunião com prefeitos e secretários de Saúde de municípios da região ocorreu, na tarde desta sexta-feira (05/05), para tratar do custeio dos novos leitos do Hospital Geral (HG). O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura e foi oportunizado por meio da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS). O objetivo foi mobilizar a região pela busca de recursos para possibilitar a abertura dos 83 novos leitos entregues na sexta-feira passada (28/04) pelo HG – os outros 35 já existem na ala antiga e serão transferidos, totalizando 118 na nova área.
A secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, apresentou dados sobre a situação econômica atual da pasta em Caxias do Sul e lembrou os altos valores investidos pelo Município para custear pacientes de outras cidades: 38% do Teto MAC (custeio de ações e serviços de saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, via SUS) recebidos por Caxias do Sul são destinados a pagar internações de pacientes de outros municípios. “São recursos que vêm do Ministério da Saúde para pagar internações, exames, procedimentos e que hoje são aplicados para pagar pacientes da região”, completa Daniele. Em sua explanação, ela apresentou a sugestão de custeio compartilhado entre os municípios atendidos por Caxias do Sul, de forma proporcional ao número de habitantes.
O prefeito Adiló Didomenico pediu mobilização regional em busca de uma solução conjunta, e avaliou: “Foi uma oportunidade de mostrar a realidade e o quanto Caxias já contribui regionalmente na saúde, cobrindo custos de outros municípios. A tabela SUS e o Teto MAC estão muito defasados e não temos mais de onde tirar dinheiro para bancar essa diferença. O objetivo é ampliar a mobilização política em busca daquilo que é direito não só de Caxias, mas da região, pois estamos com a maior defasagem de Teto MAC entre os maiores municípios do estado”.
Alguns prefeitos e secretários de saúde presentes se pronunciaram sobre a necessidade de busca de custeio para os novos leitos do HG. Valdir Carlos Fabris, de Guaporé, disse que o problema não é só de Caxias. “Esse problema é de todos. É preciso compreensão e união”. Secretário de Saúde de Gramado, Jeferson Willian Moschen sugeriu pagamento por produtividade. Waldemar de Carli, de Veranópolis, manifestou que a reivindicação é justa, mas que o seu município não dispõe, atualmente, de recursos para colaborar no custeio.
Participaram presencialmente prefeitos e secretários de saúde de 23 cidades, além de Caxias do Sul. Outros acompanharam de forma on-line. Também participaram presencialmente a titular da 5ª CRS, Solange Sonda; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre de Almeida Silva; e os vereadores Olmir Cadore, Rafael Bueno e Zé Dambrós. O diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, participou de forma on-line. Nova reunião será marcada com representantes de todos os municípios da macrosserra.
Divulgação Sabe Caxias: