IA: o futuro da automação industrial está apenas começando
por Pedro Okuhara, Especialista de Produtos e Aplicação da Mitsubishi Electric
A Indústria 4.0 trouxe inovações significativas, mas a próxima onda dessa revolução já começou no Japão e é chamada de Sociedade 5.0, que será impulsionada por três princípios fundamentais: sustentabilidade, abertura e inclusão.
Um cenário no qual humanos e máquinas trabalhem juntos de forma inteligente para serem mais eficientes, de forma sustentável e produtiva, é o futuro do trabalho de forma conectada. A melhor maneira de começar a implementar uma mentalidade voltada para Indústria 4.0 e se preparando para Sociedade 5.0 é adotando sistemas de automação impulsionadas pela Inteligência Artificial de forma digital e online.
Aplicações de Inteligência Artificial causam um profundo impacto na manufatura. Os dados armazenados de funcionamento e manutenção são transformados em informações com base estatísticas e com análise preditiva em tempo real. A cadeia de suprimentos integrada à manufatura é otimizada, melhorando o tempo da operação, aumentando a produtividade e reduzindo os tempos de parada.
Possibilidades infinitas
Tecnologias como a aprendizagem de máquina, têm levado benefícios significativos para a indústria, como principais exemplos estão a redução de custos, o aumento de produção, e a melhoria de processos com base estatística gerada pelo Big Data.
A adoção de sistemas de IA permitem que equipamentos coletem e analisem dados, reconheçam padrões, aprendam e se adaptem a novas tarefas ou ambientes.
Essas novas aplicações colaboraram para o surgimento de um novo cenário na automação industrial, reunindo inovadoras soluções e sistemas, IoT (Internet das Coisas), Big Data, computação na nuvem e diversas outras tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.
A chegada da AIoT
Do ponto de vista dos negócios, a Inteligência Artificial (AI) e a Internet das Coisas (IoT) – pilares fundamentais das tecnologias da Indústria 4.0 – se uniram e prometem levar o setor industrial para o futuro da automação industrial.
Já estamos falando de um novo cenário da AIoT (Inteligência Artificial das Coisas), destacando que essa arquitetura será mais proativa, levando a evolução da automação industrial a outro patamar, com benefícios tangíveis em inovações e tecnologias.
Com a crescente oferta de soluções e produtos acessíveis com IA, a indústria já passa a considerar em diversas aplicações para auxiliar no dia a dia. As vantagens da adoção da Inteligência Artificial no ecossistema industrial são enormes, desde soluções simples para ajudar na identificação de falhas, até mesmo para corrigir um processo automaticamente gerando menos falhas e aumentando sua repetibilidade.
O futuro já chegou e certamente algumas dessas tecnologias ainda não atingiram a sua maturidade, porém já é o momento de começar os estudos e entender onde é possível utilizá-la na sua indústria para evitar que sua empresa tenha desvantagem competitiva. As indústrias já estão agindo e começando com aplicações menores, seja um produto que já possui IA integrado, ou até mesmo soluções mais complexas com robótico e machine learning – o importante é começar. Alinhe sua estratégia de inovação com os objetivos do seu negócio e valores de sua empresa, e cria um cronograma para início de implementação das tecnologias da indústria 4.0 para não ficar para trás.
Divulgação Sabe Caxias: