Ancestralidade e poder feminino embalam primeiro single de Ará

“Menino Mãe” está disponível no YouTube e nas principais plataformas de streaming

Sergipana radicada no Rio Grande do Sul, a artista Ará lança nesta segunda-feira (15) o primeiro single da carreira. Explorando saberes ancestrais e o poder feminino, “Menino Mãe” já está disponível no Spotify e nas principais plataformas de streaming, como Apple Music, Amazon Music e Deezer. A música também pode ser conferida no canal de Ará no YouTube.

A letra do single é uma homenagem ao artista pernambucano flor das chagas, um “amigo de alma cantante” que Ará conheceu pela internet e com quem logo estreitou laços. “Quando vejo a proximidade de flor com as figuras femininas da comunidade em que vive, consigo enxergar uma conexão bonita entre o masculino e o feminino, uma busca por conhecimentos ligados aos saberes e fazeres das mulheres antigas. E quando falamos de ancestralidade, também estamos falando de sensibilidade, intuição e cuidado com a Mãe Terra. Essa música descreve um menino de consciência imensa, nascido em um lugar dolorido e renascido para mudar o mundo com a delicadeza e o poder do feminino que o habita”, explica a cantora.

O homenageado participou da gravação à distância, enviando trechos de voz que foram incorporados à faixa no trabalho de mixagem, assinado por Cardo Peixoto. “Nunca tinha ganho uma canção de presente, me emocionei muito. Conheci o trabalho de Ará pelas redes, cantando uma canção do Víctor Jara. A conexão foi instantânea, algo raro, um magnetismo muito bonito. É um prazer imenso fazer parte deste momento. ‘Menino Mãe’ é uma canção de profundidade, que fala sobre o cuidado com as forças da natureza, que é o que nos dá energia e nos mantém vivos. Essa música é pra gente sentir a grandeza cósmica da natureza”, comenta flor.

“Menino Mãe” é a primeira música do projeto Fêmeas, álbum de estreia de Ará, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024. Conforme a artista, a emancipação feminina serve de fio condutor para suas composições. “Minhas músicas tratam da liberdade. Falo sobre a emancipação diante de padrões e opressões. Outras canções falam das descobertas acerca do amor, sempre incorporando elementos da natureza e representações espirituais, como orixás e deuses de povos originários”, destaca.

Mais informações e bastidores do trabalho da artista podem ser conferidos no perfil do Instagram @ara.artista. O lançamento do single “Menino Mãe” tem produção cultural de Jaque Pivotto, com apoio do Instituto Cultural TARU. A identidade visual foi desenvolvida pela agência Fora dos Trilhos – Laboratório de Ideias.

Sobre a artista

Ará é cantora, compositora e educadora. Nascida em Aracaju (SE), mora no Rio Grande do Sul desde 2021. Iniciou a trajetória artística em 2016, no Centro Educacional Sesinho, na capital sergipana. Em solo gaúcho, ministrou oficinas de musicalização para crianças e grupos de mulheres em São João da Urtiga. Apresentou seu trabalho autoral na Feira do Livro de Caxias do Sul, em circulação da Companhia Tem Gente Teatrando e no palco do Teatro do Sesc Caxias.

Nome artístico de Larissa Ferreira, Ará é uma palavra de origem indígena que remete ao vento e aos pássaros, além de ser a partícula inicial de Aracaju, sua terra natal. “Abracei o nome que me fizesse lembrar para sempre das minhas origens. Lembrar do rosto da minha avó Jovelina, dos cabelos negros, do rosto cheio de vestígio indigena, das receitas com ervas que ela faz, dos saberes que passaram pelo tempo e ajudaram a me constituir”, explica.

Ará é artista participante do Dandô – Movimento de Arte e Saberes Dércio Marques e integra a diretoria do Instituto Cultural TARU.

Ficha técnica

:: Single: “Menino Mãe”

:: Voz e vocais: Ará (part. flor das chagas)

:: Violão, viola caipira, baixo, percussão, teclado: Cardo Peixoto

:: Mixagem e masterização: Cardo Peixoto

:: Gravação: CPXstudio (Caxias do Sul/RS) e Euzè (Garanhuns/PE)

:: Produção: Jaque Pivotto

:: Apoio cultural: Instituto Cultural TARU

:: Arte de capa: Fora dos Trilhos – Laboratório de Ideias

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *