Secretaria do Turismo prepara Plano Diretor Estadual
Assunto foi tratado em Caxias do Sul pelo titular da pasta, Vilson Covatti, com lideranças da Serra Gaúcha
Em torno de 100 lideranças políticas, empresariais e comunitárias da Serra Gaúcha participaram, em Caxias do Sul, na noite da segunda-feira (15/05), de encontro com o secretário de Turismo do Estado, Vilson Covatti, em um movimento de mobilização e engajamento regional de forma a contribuir para cumprir o objetivo estabelecido pelo governador Eduardo Leite de dobrar, na atual gestão, a participação do setor no PIB gaúcho. Atualmente, o índice é de 4%. “Entendemos como realizável alcançar o índice de 8% demandado pelo governador. E a Região da Serra tem potencial para alavancar o desenvolvimento do turismo gaúcho”, afirmou.
Uma das medidas é a realização, no período de 23 a 25 de maio, da 2ª Conferência Estadual para elaboração de nova versão do Plano Diretor de Turismo. O atual documento foi definido em 2013. O encontro, marcado para o Recanto Maestro, em Restinga Seca, deve estabelecer diretrizes, metas e programas que serão executados no setor no período em que estiver em vigor. “As 27 regiões turísticas já definidas e as duas em estruturação terão representação na conferência. Cada uma deve levar suas ideias para debate e definição das ações prioritárias”, acrescentou o secretário adjunto Luiz Fernando Rodriguez Júnior.
A conferência terá a participação dos integrantes do Conselho Estadual de Turismo (Conetur), de representantes das entidades vinculadas ao setor e da esfera privada, como donos de hotéis e agências de viagem. O documento produzido será submetido à análise do Conetur pelo prazo de 60 dias e, após, encaminhado à Assembleia.
O secretário expôs conversa que manteve com o governador, de quem recebeu a orientação para dar atenção especial à região Uva e Vinho. Segundo Covatti, o turismo da Serra pode servir de modelo para o desenvolvimento da atividade em todo o estado. “Aqui se trabalha com os tíquetes alto, médio e baixo, investidos pelos turistas, e temos um turismo original. A rota da Serra tem um grande potencial”, projetou. Também comentou que o Estado prepara a segunda edição do projeto Avançar, que terá como uma das premissas centrais investir em áreas onde a iniciativa privada acredita existir potencial.
O prefeito Adiló Didomenico projeta que a Serra Gaúcha se tornará, futuramente, no maior corredor turístico da América Latina. Elenca como fatores positivos a simplicidade, originalidade e as paisagens da região, que criam condições para o desenvolvimento de diferentes tipos de turismo, como de negócios, lazer, religioso e de saúde. “Precisamos atuar coletivamente, sem vaidades, para que todos os municípios se beneficiem”, afirmou.
Para o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, o trabalho conjunto já está em andamento, envolvendo setor público, privado e academia. Definiu que o aeroporto Regional de Vila Oliva demarcará o antes e o depois da Serra no cenário turístico. Na avaliação de César Ulian, prefeito de Flores da Cunha, o momento é favorável, pois os atuais gestores estão pensando na região e não agindo isoladamente. Roberto Dalle Molle, prefeito de Antonio Prado, reforçou a importância da integração e comentou que os gestores atuais sabem onde querem chegar.
A secretária do Turismo e Cultura de Veranópolis, Diana Tomiello, expôs a demanda da Região das Termas de sinalização e cercamento do aeroporto da cidade, que recebeu recente investimento de R$ 2 milhões para melhorias na pista. Também reiterou a necessidade do asfaltamento do acesso à usina velha, onde será implantado um projeto turístico. O presidente da Festa Nacional da Uva S/A, Idair Moschen, comentou sobre as ações para o parque de eventos, com destaque para o projeto de qualificação e ocupação plena das casas das Réplicas de Caxias de 1885.
O empreendedor Juarez Valduga defendeu a criação de lei estadual que incentive a iniciativa privada por meio de recursos financeiros. Edson Tomiello assinalou que o turismo da Serra é uma história real, que será contemplada na Villa Dei Troni, em construção em Caxias do Sul. O professor Michel Bregolin informou sobre o trabalho para a retomada do Observatório do Turismo da Serra Gaúcha e a expectativa de, no segundo semestre, o organismo estar ligado à rede da Organização Mundial do Turismo.
Divulgação Sabe Caxias: