Roger Mello lança novo livro “Espinho de Arraia”
Ilustrador vencedor do Nobel da Ilustração estará em sessão de autógrafos da obra com cenário da Floresta Amazônica, no Instituto de Leitura Quindim, no sábado 20/05, às 14h
O escritor, ilustrador e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, Roger Mello lançará o novo livro autoral “Espinho de Arraia” (Editora Global), neste sábado 20/05, às 14h, no Instituto Quindim. A ação terá ainda sessão de autógrafo e bate-papo com o autor falando sobre o processo de criação da obra. A galeria de arte do Quindim está com a exposição dos painéis dos livros “Espinho de Arraia” e “Curupira”, de Roger Mello. A mostra também passou pelo Festival Internacional Integrado de Linguagens – FIL, no CCBB do Rio de Janeiro, em 2022.
“Espinho de Arraia” tem como cenário a Floresta Amazônica e apresenta a conversa entre oito irmãos ribeirinhos. A história começa com a narração de um dos irmãos ferroado pelo espinho de arraia, que o deixa febril, e leva o leitor para uma trama fantástica sobre como ele chegou ao fundo de um rio de água escura. Com um conhecimento profundo da flora e da fauna amazônica, Roger Mello mostra peixes e plantas diferentes, como as borboletas amarelas, e o peixe aruanã, que engole os próprios filhotes para mantê-los seguros. Durante a narrativa, o irmão começa a descrever sentimentos que são particulares da família e marcaram, de alguma forma, a vida dele e dos irmãos. Sozinhos no mundo após terem perdido cedo os pais, foram criados pelo irmão mais velho e aprenderam a sobreviver por códigos e condutas especificas de proteção.
“A obra foi concebida pensando na diversidade das frutas amazônicas, que muitas delas, por fora tem uma cor misteriosa, que chama atenção, e por dentro é uma explosão de cores e sensações diferentes, sendo que na história, esses elementos podem vir tanto da estética do livro, quanto da profundidade do conto em si”, explica Roger.
O cunho emocional da obra se alinha perfeitamente com as ilustrações vivas de Roger Mello, misturando sentimentos que evocam nostalgia e proteção, mas que também falam sobre a infância e como nossa imaginação transforma todos os fragmentos da vida em uma memória criativa e sensível.
Roger Mello é vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil, vencedor de 10 Prêmios Jabuti, Hors Concours do Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, duas vezes vencedor do prêmio americano Youth Media Award, da American Library Association, e oito indicações ao Prêmio Alma, o Astrid Lindgren Memorial Award. As obras de Roger Mello estão traduzidas em inúmeros países como China, Colômbia, Coréia do Sul, EUA, França, Irã, Japão e Taiwan.
Conta Quindim
No sábado (20), a partir das 15h, acontecerá o Conta Quindim, com o contador de história Zé Henrique que estará compartilhando as narrativas: “Até as princesas soltam pum”, do escritor Illan Brenman e ilustrado por Ionit Zilberman; “O pote vazio”, escritor e ilustrado por Demi; “O catador de pensamentos”, escrito por Monika Feth e ilustrado por Antoni Boratynski; “Muito cansado e bem acordado”, escrito e ilustrado por Susanne Traber e “O Toró”, escrito por Regina Siguemoto com ilustrações de Ivan Zigg.
Divulgação Sabe Caxias: