Orquestra de Sopros apresenta concerto em formato de big band com o maestro Diego Garbin e com o Trio Macaíba
Orquestra de Sopros apresenta concerto em formato de big band com o maestro Diego Garbin e com o Trio Macaíba
A entrada é franca e os ingressos já podem ser retirados na Casa da Cultura
O Teatro Pedro Parenti abre as portas para receber neste domingo (21), às 18h, a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresentando um concerto em formato de big band, juntamente com o Trio Macaíba e com o maestro Diego Garbin. No sábado (20), haverá um ensaio aberto, às 14h, no mesmo local em que será realizada a apresentação. O concerto integra o projeto “ Festival Forró da Serra” financiado pela Lei de Incentivo à Cultura.
Big band é um grupo instrumental que teve a sua origem nos Estados Unidos, entre as décadas de 1920 a 1950. É formado por quatro trompetes, quatro trombones, cinco saxofones, geralmente uma guitarra, um piano, um contrabaixo e uma bateria. Parecido com os grupos de jazz, porém com o naipe de sopros em maior número.
O Trio Macaíba nasceu no ano 2000 e, desde então, dedica-se a produzir uma linguagem musical que mistura ritmos tradicionais brasileiros (como baião, samba, coco e maracatu) ao jazz contemporâneo. A formação de sanfona, zabumba e triângulo – que marca o tradicional “forró pé-de-serra” – unem-se a riqueza rítmica da música popular brasileira, a improvisação e a harmonia jazzística.
Diego Garbin é formado em trompete pelo Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, atualmente é professor e coordenador da Big Band na mesma instituição. Lançou em 2019 seu primeiro álbum solo pelo selo Blaxtream de música instrumental, intitulado “Refúgio”. O jovem músico também se destaca por suas composições e arranjos, principalmente com o grupo Noneto de Casa, o qual já tem dois álbuns registrados.
Os ingressos já podem ser retirados na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No dia do espetáculo, a bilheteria abre duas horas antes, caso ainda tenha ingressos. A entrada é franca, com a sugestão da doação de um quilo de alimento não perecível.
Todos os arranjos deste concerto foram feitos pelo maestro convidado, Diego Garbin.
Programação
Quilariando – Beto Corrêa e Ramon Vieira
Manacá – Beto Corrêa e Ramon Vieira
Aqui é Couro – Cleber Almeida e Ramon Vieira
Chiclete com Banana – Gordurinha e Almira Castilho
A vida do viajante – Luiz Gonzaga
Sala de Reboco – Luiz Gonzaga
Olha Pro Céu – Luiz Gonzaga
Pedras que Cantam – Dominguinhos
Atazanando – Cleber Almeida
Pro Jackson do Pandeiro – Cleber Almeida
Divulgação Sabe Caxias: