Primeira edição dos Jogos Escolares do Interior reúne 144 alunos em Vila Oliva
Competição contou com a participação de quatro escolas do interior do Município
A segunda-feira (29.05), foi marcada pela primeira edição dos Jogos Escolares do Interior, na modalidade de futsal Infantil e Juvenil. O evento, organizado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), ocorreu no distrito de Vila Oliva e reuniu 144 estudantes, de quatro escolas do interior do Município: Érico Veríssimo, Erny de Zorzi, Pe. João Schiavo e Santa Lúcia.
“Precisamos frisar a importância de oferecer para esses alunos do interior uma possibilidade de integração através do esporte educacional, organizado com intuito de oferecer o desenvolvimento de aspectos pedagógicos. Claro, focado também na questão competitiva. Mas, acredito que o mais importante, seja o momento de integração entre essas comunidades do interior, a inclusão, superação de limites, o sentimento de pertencimento desses alunos com suas escolas e comunidades”, destaca um dos coordenadores do Programa Escolar da SMEL, Leandro Gregoletto.
Junto ao grupo de amigos durante a competição, as conversas se misturavam em meio às gargalhadas e apreensão antes de cada disputa. “Tá sendo bem legal! A gente nunca tinha participado porque aqui é bem afastado. Está sendo uma experiência muito boa!”, destacam as estudantes Ana de Vale, 14 anos, e Yasmin Santos, 16 anos. Já para o colega Alisson Ferri, 14 anos, a competição não estava fácil. “Bem difícil! Os participantes jogam muito. Mas dá pra ganhar”, finaliza otimista.
Com os olhos atentos e na torcida pelos alunos, a professora de educação física e coordenadora da Escola Erny de Zorzi, Claudete Fátima de Castro, conta sobre a alegria de ter os jogos no interior. “Estou há mais de 20 anos atuando como professora no Município, e era um sonho trazer os jogos para o interior. Como a gente não tem a possibilidade de ir pra fora, por conta do transporte, estamos buscando formas de realizar essa integração. Então, conversamos com a SMEL e a SMED, que acolheram a ideia. A gente está muito feliz com isso!”, comenta.
Os Jogos Escolares do Interior acontecem até novembro, no interior da cidade. Além do futsal, os jogos ocorrem nas modalidades de basquetebol, handebol e voleibol. A competição busca valorizar e facilitar o acesso às escolas que têm dificuldades de participar no formato convencional.
Confira como ficou a classificação:
Infantil Masculino de Futsal
1° Lugar: Santa Lúcia
2° Lugar: Pe. João Schiavo
Atleta destaque: Fabio Júnior dos Santos — Santa Lúcia
Infantil Feminino de Futsal
1° Lugar: Santa Lúcia
2° Lugar: Erny de Zorzi
Atleta destaque: Eduarda Camili Tomaz da Silva — Santa Lúcia
Juvenil Masculino de Futsal
1° Lugar: Santa Lúcia
2° Lugar: Erny de Zorzi
Atleta destaque: Diego D’Alessandro Barbosa Foletto — Erny de Zorzi
Juvenil Feminino de Futsal
1° Lugar: Santa Lúcia
2° Lugar: Pe. João Schiavo
Atleta destaque: Maria Eduarda Lopes Sampaio — Pe. João Schiavo
Divulgação Sabe Caxias: