ARTIGO | É hora de uma nova mentalidade // Irene Marcondes é jornalista e especialista em marketing com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Irene Marcondes – Foto Guilherme Jordani

As velhas ideias estão com os dias contados. Diferentemente dos métodos tradicionais, que utilizam processos rígidos e presos ao passado, as metodologias ágeis utilizam a tecnologia ao nosso favor – evoluindo a forma de gerenciar projetos, melhorando a comunicação entre os membros do time e impulsionando os negócios.

A celeridade é muito mais sobre a forma como pensamos, do que as ferramentas que temos à nossa disposição. Para ter mudanças reais em qualquer projeto, seja do pequeno negócio às grandes corporações, é preciso adotar um novo mindset. Com a chegada da Indústria 4.0, a interação entre processos humanos e robóticos está cada vez maior. Temos prazos mais curtos e menos espaço para erros.

Pense nas etapas de produção de um produto do seu dia a dia, como o arroz que faz parte das suas refeições diárias: antes de chegar à mesa, há uma longa cadeia: do plantio à colheita, do tratamento à embalagem, da distribuição à venda. A comunicação entre empresas e equipes, a definição de entregas e o alinhamento de informações é essencial para que tudo funcione da melhor forma. Tecnologia e eficiência são importantes, mas as pessoas ainda são o fator fundamental.

 Alguns aprendizados sobre a Metodologia Ágil, incluem:

Valor Humano: O foco da sua entrega não está no produto, mas sim naquilo que ele representa. Ao criar uma solução, você está resolvendo o problema de uma pessoa que, na outra ponta, escolheu o seu produto ou serviço para
solucionar uma de suas necessidades. Simples, mas não simplório: Simplicidade é a sua nova palavra-chave. Quando
pensamos em processos complexos, que envolvem muitas pessoas, o “menos é mais” deve ser o mantra que prevalece, mas sem deixar de lado etapas essenciais.

Motivação e produtividade andam juntas: Para que uma equipe seja produtiva, ela deve ter um ambiente saudável e acolhedor. A autonomia, a cooperação, a confiança e a comunicação são a base para a produtividade.

Lembre-se delas!

Para expandir o seu conhecimento sobre o assunto, indico dois livros:

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias, de Tim Brown, e Scrum: a arte de fazer o dobro na metade do tempo, de Jeff Sutherland. Com um empurrãozinho na direção certa e muita vontade, você tem todas as ferramentas necessárias para transformar seu negócio em uma organização menos burocrática, mais flexível, mais criativa e ainda mais lucrativa, criando conexões com empatia e gerando resultados positivos.

Irene Marcondes é jornalista e especialista em marketing com MBA pela
Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também fundadora e diretora de negócios da
IMCMKT, em Caxias do Sul.

Divulgação Sabe Caxias:

 

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