Arquivo Histórico recebe a exposição “Territorialidades da Arte Moderna à Contemporânea: um olhar poético sobre cidades”

A mostra com obras AMARP faz parte das comemorações em homenagem aos 133 anos do município 

Créditos Cassiane Boff

Para celebrar o aniversário de Caxias do Sul, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), apresentam uma abordagem sobre cidades através de obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP).

“Territorialidades da Arte Moderna à Contemporânea: um olhar poético sobre cidades” apresenta obras de diferentes períodos, linguagens e poéticas, com técnicas diversas, assim como o desenho em bico de pena, a aquarela, a escultura em cerâmica, fotografias impressas em pigmento mineral sobre papel algodão Hahnemuhle, gravuras, papel recortado e objetos.

A noção de intertextualidade – em que uma obra faz referência a outra, que a antecedeu – é um dos conceitos por trás da exposição acessível que apresenta trabalhos de pequenos formatos que retratam o patrimônio, o espaço, a cidade, refletindo sobre o passado, o presente e o futuro do município com uma leitura poética, social, cultural e arquitetônica. A mostra tem 10 obras, sendo a mais antiga de 1938, e a mais atual do ano de 2021.

A exposição conta com trabalhos de Ary Cavalcanti, Beatriz Balen Susin, Mariza Marim, José Morini, Rita Bromberg Brugger, Isolda Pezzi, Renato Hofer e dos artistas Marina Rombaldi, Nicole Martinato e Nilton Dondé que integram o Coletivo UN.

A mostra  pode ser conferida do dia 20 de junho até 31 de julho, no Arquivo Histórico Municipal, localizado na avenida Júlio de Castilhos, nº 318, bairro Nossa Senhora de Lourdes, de segunda a sexta, das 10h às 16h, de forma gratuita.

A classificação indicativa é livre, e a exposição apresenta acessibilidade por meio de audiodescrição das obras e também conta com apresentação da mostra em LIBRAS, através da parceria com a Coordenadoria de Acessibilidade vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social da Prefeitura de Caxias do Sul.  Além disso,  também estará disponível digitalmente na UAV DIGITAL.

Arquivo Histórico Municipal realiza visita mediada especial “Por que Junho”?

O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami convida para a visita mediada “Por que Junho?”, no dia 20 de junho, a partir das 19h30min, em sua sede localizada na Av. Júlio de Castilhos, nº 318, no bairro Lourdes. A atividade faz parte da programação das comemorações do aniversário do município.
A visitação percorre as áreas comuns da sede e disponibiliza aos participantes uma exposição de itens documentais preservados por suas Unidades e relacionados aos primórdios da cidade. Baseado nesta temática e em visitas mediadas especiais anteriores, os participantes serão convidados a observar, buscar um sentido para a pluralidade dos documentos que integram a mostra, traduzindo e unindo trajetórias individuais em uma coletiva.

Serviço:

Exposição com obras do AMARP

“Territorialidades da Arte Moderna à Contemporânea: um olhar poético sobre cidades”

Período: 20 de junho a 31 de julho de 2023.

Local: Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (Av. Júlio de Castilhos, nº 318 – Nossa Senhora de Lourdes).

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Classificação Indicativa: LIVRE.

Acessibilidade com Audiodescrição das obras e apresentação da exposição em LIBRAS.

UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *