Caxias do Sul celebra o Dia da Cultura e da Paz
A homenageada deste ano foi a agente cultural e social, Márcia Grisa Paim
O Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, promoveu na manhã desta terça-feira (25/07) a celebração ao Dia Mundial da Cultura e da Paz.
A celebração que já ocorre desde 2008, teve como homenageada deste ano a agente cultural e social, Márcia Grisa Paim e contou com o hasteamento da bandeira, e com encontro com Stéfani Chaves Bicca, Terapêutica Holística e Facilitadora da lei do tempo; e Mariana Dosso Valsecchi, terapeuta, estudante do Sincronário há 20 anos e facilitadora de vivências xamânicas.
O Dia Mundial da Cultura e da Paz foi proposto pelo russo Nicholas Roerich, e tem como símbolo a Bandeira da Paz, também idealizada por ele como protetora das instituições culturais, educacionais, científicas, e de todos os monumentos históricos mundiais.
A secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnoto, falou da importância de lembrar do dia 25 de julho, todos os dias do ano. “Precisamos parar para lembrar, olhar e cuidar das pessoas que mais precisam, das que estão em vulnerabilidade social. Precisamos também celebrar o tempo. Termos tempo para parar e ouvirmos o mundo, os que estão ao nosso redor”, comentou a secretária.
A homenageada do Dia da Cultura e da Paz deste ano, Márcia Grisa Paim, importante figura na cena do entretenimento de Caxias do Sul e que se dedicou durante a pandemia para ajudar os profissionais do meio artístico, que mais sofreram com as restrições do período, agradeceu pela lembrança de seu nome como homenageada e salientou a importância de cuidar e amar o próximo. “Estou muito feliz com a lembrança do meu nome para essa celebração. Tudo tem que ser feito por amor, com o coração e é isso que muda o mundo”, disse Márcia.
A vice-prefeita Paula Ioris iniciou sua fala sobre a importância de inspirar o outro por meio de ações e atitudes. “Não mudamos ninguém, mas nossos exemplos mudam e esse dia traz muitas reflexões, pois o que a vida nos apresenta e pede, nos afastar dos pensamentos e nos aproximar das emoções”, comentou a vice-prefeita.
Paula também lembrou que o dia serve para celebra a paz e fez referência aos conflitos acirrados pelas redes sociais, que afastam as pessoas, famílias e amigos. “Lembro aqui das três peneiras de Sócrates, verdade, bondade e utilidade. Precisamos usar as peneiras nas redes sociais, e usar as redes com propósito de utilidade, sempre com a verdade e a bondade”, salientou.
O evento contou com a oração de ativação dos sete portais e hasteamento da bandeira da Cultura e da Paz. Após, os presentes participaram de um café da manhã com apresentação da cantora Isa Isa.
Divulgação Sabe Caxias: