Samu de Caxias passa a receber ligações de cinco cidades da região

Regionalização vai qualificar encaminhamentos dos pacientes para atendimento hospitalar na rede de urgências

Com o objetivo de qualificar o atendimento e o acesso às emergências hospitalares, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul passa a ter autonomia e gestão regionais. As ligações para o 192 originadas em Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos agora são atendidas pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Caxias do Sul, mas as ambulâncias seguem sendo encaminhadas dos próprios municípios, onde se encontram. O Samu caxiense também já recebe ligações de Vacaria desde 2010, quando teve início o processo de regionalização. Antes, os chamados desses cinco municípios eram recebidos pelo Samu Estadual, com sede em Porto Alegre.

As ligações em Caxias são atendidas prioritariamente no primeiro toque por um Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM), responsável por coletar as primeiras informações (queixa principal, endereço e ponto de referência) e repassar para o médico regulador, que assume o atendimento telefônico, realiza o diagnóstico da situação e inicia a assistência no mesmo instante. Ele dá as primeiras orientações e define se o caso é pertinente para o envio de uma ambulância. O veículo só sai de Caxias para outros municípios em casos extremos, quando é necessário suporte avançado, não disponível nas cinco cidades. Esse tipo de veículo (UTI Móvel, há duas em Caxias), além de atender às ocorrências de mais gravidade, faz o transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar para os que necessitam de cuidados médicos intensivos.

“Essas cidades ganham em qualidade por ter um médico regulador disponível e um Técnico Auxiliar de Regulação Médica que conhece melhor a região e a estrutura de cada município. Isso aproxima e qualifica os atendimentos. E como passamos a ter gerência das portas de entrada de Caxias e da região, conseguimos redistribuir melhor os pacientes, direcionando para o hospital ou estabelecimento de saúde mais adequado para cada situação”, avalia Carolina Cunha Lima, médica e diretora-geral do Samu.

“Caxias do Sul ganha em evolução e em qualificação de um serviço que já é referência, com ampliação da abrangência de atuação e o reconhecimento no meio interno e externo. É mais um movimento importante no sentido de reorganizar os fluxos de atendimento e qualificar a assistência a quem está na ponta, que é a nossa população”, destaca a secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Como etapa anterior à concretização da regionalização, a equipe local do Samu promoveu  reuniões com representantes dos cinco municípios, que apresentaram dados como características de cada cidade, ocorrências mais comuns, informações sobre o perfil da população, indicadores de atendimento e rede de urgência e emergência disponível. O objetivo foi realizar reconhecimento de área e preparar as equipes para a nova fase do serviço.

Além disso, o Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu de Caxias do Sul  está realizando diversos treinamentos com as equipes locais de cada cidade envolvida na regionalização, com vistas a nivelar e qualificar os atendimentos.

O próximo passo, com objetivo de ampliar ainda mais a Central do Samu de Caxias do Sul , é estender a regionalização para os municípios de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, ainda sem data definida.

Samu é referência em qualidade

O Samu de Caxias do Sul é referência pela agilidade e qualidade nos atendimentos e também pela tecnologia disponível. Para se ter uma ideia, o Samu de Caxias é o único no Estado e um dos raríssimos do país com um aparelho de ecografia/ ultrassom portátil disponível em ambulância.

Esse equipamento propicia que a equipe médica realize diagnóstico precoce, oportunizando o tratamento adequado durante o atendimento e também agilizando o tratamento definitivo no âmbito intra-hospitalar. O equipamento foi adquirido em 2021 com recursos do Município na ordem de R$ 35,9 mil.

“Conseguimos identificar possíveis sangramentos internos, tratar no local se possível ou ainda diagnosticar a necessidade de cirurgia durante o trajeto, já avisando o hospital para deixar sala e equipe cirúrgica preparadas, por exemplo. Isso dá precisão ao diagnóstico, podendo reduzir fatalidades, tempo de internação e sequelas a longo prazo”, explica Carolina.

O Samu de Caxias também é pioneiro na integração com o Corpo de Bombeiros. Desde o final de dezembro de 2021 a regulação médica da Ambulância Resgate dos Bombeiros de Caxias é realizada pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu Caxias do Sul, por meio do telefone 192. Isso foi possível após treinamentos ministrados pelo NEU Caxias do Sul e 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º CMB/RS) para nivelar o conhecimento na área, além da integração dos sistemas de rádio e informática.

“Esse é um projeto que deu muito certo aqui em Caxias, principalmente pela aproximação das equipes e qualificação dos atendimentos em conjunto, que beneficiam a todos, principalmente nossa população”, argumenta Carolina.

O Samu Caxias do Sul pretende estender essa integração aos mesmos cinco municípios já atendidos pela regionalização da regulação médica.

Quando acionar o Samu

Nos casos que o paciente tem agravos na saúde que podem levar à morte em poucas horas, como:

– Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios

– Intoxicação por medicamentos ou outros ou envenenamento

– Queimaduras graves

– Afogamentos

– Choque elétrico

– Na ocorrência de maus tratos a idosos ou crianças

– Trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto

– Tentativas de suicídio

– Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito

– Acidentes/traumas com vítimas

– Acidentes com produtos perigosos ou com animais peçonhentos

– Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio dos lábios/ boca são os sintomas mais comuns)

– Agressão por arma de fogo ou arma branca

– Soterramento, desabamento

– Crises Convulsivas

– Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Dicas que auxiliam no atendimento do Samu

– Identificar-se e dizer qual é o problema que está ocorrendo.

– Informar o endereço correto e um ponto de referência.

– Responder às perguntas efetuadas pela atendente de forma clara e correta.

– Ao conversar com o médico, tentar informar qual é o problema com precisão. Se o paciente for conhecido, falar também sobre doenças prévias, medicações e a evolução dos sintomas. Verificar se a pessoa está acordada ou não. Essas informações permitirão que o médico envie o melhor recurso para cada tipo de atendimento.

– Em caso de acidente, procurar identificar quantas vítimas há no local, se existe alguma delas presa nas ferragens, o estado de consciência delas, como e o que, de fato, aconteceu, seguindo as orientações do médico ao telefone.

– Solicitar para outra pessoa esperar e sinalizar para a ambulância quando ela estiver chegando no local.

Foto: Betânia Ramalho da Silva

Divulgação Sabe Caxias:

 

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