“Cada Gota Importa”: projeto reúne exposição fotográfica e bate-papos sobre a importância da amamentação e os desafios encontrados pelas mães no retorno ao trabalho

A programação ocorre de 15 a 31 de agosto no shopping Villagio Caxias

 

Exposição fotográfica da segunda edição do projeto “Cada Gota Importa”, promovida em 2019.
CRÉDITOS: Ateliê Lena

Agosto Dourado é o mês escolhido para sensibilizar a sociedade em geral sobre a importância de apoiar, incentivar e promover o aleitamento materno. A fim de mobilizar a comunidade sobre o papel de todos os envolvidos como rede de apoio às mães que amamentam, seja em casa, no trabalho ou em locais públicos, que duas caxienses criaram o projeto “Cada Gota importa”, que chega em sua terceira edição e reunirá uma amostra fotográfica e painéis informativos no shopping Villagio Caxias. A iniciativa é da enfermeira, doula e consultora em amamentação da Maternité, Cristiane Alves Santos, e da farmacêutica e fundadora da Materniê – Produtos para Mamães e Bebês, Jordana Dutra de Mendonça. A programação acontecerá de 15 a 31 de agosto.

A exposição fotográfica, sob curadoria do Ateliê Lena Fotografias, reúne registros de mulheres em retorno ao trabalho durante o período de amamentação. A mostra poderá ser conferida no quiosque central, em frente à loja Renner. Entre as mães fotografadas estão: Mariana Galiotto, Diórdia Manera, Carolina Fhingler Lena, Istela de Lima, Marina Reis, Jéssica Menezes, Daiane da Rosa, Camila Figueiredo, Taciana de Oliveira e Tainara de Oliveira. A visitação à mostra é gratuita e aberta ao público.

Os quatro painéis, com duração média de uma hora cada, serão realizados no restaurante Di Paolo, no espaço Lifestyle do shopping. O primeiro debaterá a amamentação nos espaços de vulnerabilidade social e o segundo, os desafios da amamentação na volta ao trabalho. Já, o terceiro terá como tema: as políticas de saúde para promoção da amamentação no retorno ao trabalho. Por fim, a importância de ser uma empresa amiga da amamentação pautará o quarto bate-papo, com o case de duas indústrias da Serra gaúcha. Entre as convidadas das conversas estão a juíza da Vara de Execução Criminal (VEC), Dra. Joseline Vargas, Maureen Kahler Bagattini, coordenadora da Casa de Apoio Viva Rachel, e a vereadora Marisol Santos, proponente do projeto de lei que institui a Lei Municipal de Aleitamento Materno em Caxias do Sul. Para acompanhar os painéis, é necessário doar produtos de higiene (shampoo, escova e pasta de dente,  desodorante roll-on, sabonete, papel higiênico e absorventes) ou o valor de R$20, que serão destinados ao projeto RECOMEÇAR da Vara de Execução Criminal. Mais informações e inscrições para os painéis podem ser feitas pelo contato (54) 99704.5784. Vagas limitadas de 20 pessoas por bate-papo.

De acordo com as idealizadoras, é comprovado cientificamente que nenhuma indústria conseguiu copiar a formulação perfeita do leite humano e transformar em algo semelhante ao ponto de substituí-lo. “Precisamos de mobilizações urgentes para continuar nutrindo essas mulheres trabalhadoras e potentes que são capazes de oferecer além do melhor alimento, saúde, imunidade, qualidade de vida, redução de poluentes e de danos à natureza, pois amamentar é, inclusive, economicamente saudável”, explica Jordana.

Cristiane destaca que o tema desse ano, em especial, convida a população a refletir sobre como estamos apoiando a amamentação nos espaços coletivos, onde as mulheres trabalhadoras retornam após a licença-maternidade e necessitam de suporte para seguir com o propósito da amamentação a médio-longo prazo, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde. “Desejamos construir pontes entre os vários caminhos que temos a percorrer rumo a uma mudança de comportamento social, que gere impacto positivo e possibilite que ao retornar às suas carreiras profissionais essas mesmas mulheres encontrem conforto, higiene, acolhimento e respeito ao ato mais genuíno que é amamentar seu filho”, pontua Cristiane.

O projeto, com cunho social e beneficente, conta com a realização das empresas Maternitê – Assistência Materno-Infantil, Materniê – Produtos para Mamães e Bebês e Ateliê Lena Fotografias. O apoio é do Villagio Caxias, Di Paolo, GoImage, Liletta, Lattern e Felipe Weber.

SERVIÇO
O quê: Projeto “Cada Gota Importa” com exposição fotográfica e painéis informativos
Quando: de 15 a 31 de agosto
Onde: no shopping Villagio Caxias
Mais informações e inscrições: pelo contato (54) 99704.5784 com Eduarda

PROGRAMAÇÃO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
De 15 a 31/08: no quiosque central do shopping Villagio Caxias (em frente à loja Renner)

BATE-PAPOS
:: Dia 17/08, das 16h às 17h: Amamentação nos espaços de vulnerabilidade social, com Dra. Joseline Vargas, juíza da Vara de Execução Criminal e Maureen Kahler Bagattini, coordenadora da Casa de Apoio Viva Raquel.

:: Dia 23/08, das 16h às 17h: Desafios da amamentação na volta ao trabalho, com Cris da Maternité e convidadas especiais.

:: Dia 24/08, das 16h às 17h: Políticas de Saúde para promoção da Amamentação na volta ao trabalho, com Vereadora Marisol Santos e convidadas.

:: Dia 31/08, das 16h às 17h: Amamentação na Volta ao Trabalho: Case de Empresas da Serra Gaúcha que são amigas da amamentação.

CADA GOTA IMPORTA
Projeto que tem como objetivo oportunizar que as mulheres e a sociedade em geral conheçam iniciativas que apoiem a amamentação, além de mobilizar gestores, recursos humanos de empresas, educadores e famílias para alicerçar essa iniciativa com empresas que têm capacidade para prover esse recurso simples e tão necessário para as mulheres no retorno ao trabalho.

SOBRE AS IDEALIZADORAS

:: Cristiane Alves dos Santos: Enfermeira Assistencial Materno-Infantil (COREN/RS 458378) e Doula de Parto e Pós-Parto, é idealizadora e fundadora da Maternité – Assistência Materno-Infantil. Especialista em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica e em Amamentação e Desmame Gentil, é educadora Perinatal e docente de Enfermagem. Contabiliza mais de mil famílias atendidas.

:: Jordana Dutra de Mendonça: Farmacêutica formada pela UFRGS, com graduação em Farmacêutica Bioquímica pela mesma instituição, com pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo ICTQ. Mestre em Ciências Biológicas / Bioquímica pela UFRGS, atua na área de Farmácia de Manipulação desde 2010 e com Manipulação Veterinária desde 2017. Fundadora da Materniê – Produtos para Mamães e Bebês, também é idealizadora do Mamázão, chá para o Mamá, que já beneficiou mais de três mil mães.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *