Forbal Automotive aumenta vendas no exterior
Com presença no mercado internacional desde 2015, a Forbal Automotive conquista pelo quinto ano consecutivo o Prêmio Exportação RS, na categoria Destaque Setorial – Indústria. A empresa de Flores da Cunha é uma das nove que receberão a Distinção Ouro, que enaltece cinco premiações seguidas. A
solenidade de entrega dos troféus da 51ª edição do maior reconhecimento do Sul do país ao segmento exportador ocorrerá em 17 de agosto, a partir das 19h, na Casa NTX, em Porto Alegre.
Giuliano Santos, CEO da companhia, recorda que, antes da primeira premiação, os cases das companhias distinguidas eram inspiração para a empresa alcançar êxito nas exportações. Atualmente, o executivo espera que outras organizações se inspirem nas conquistas da Forbal para desbravar, com sucesso, o mercado
externo. As exportações já representam 10% do faturamento global da empresa, que tem o objetivo de dobrar essa participação nos próximos anos.
As vendas externas tiveram início como uma das alternativas para a manutenção do nível dos negócios, que estavam enfraquecidos diante da crise interna, em 2015. As primeiras negociações mostraram-se viáveis e revelaram um mercado potencial, levando a empresa a investir fortemente nos projetos internacionais.
“Desde então, temos um robusto planejamento estratégico, com ênfase no marketing, desenvolvimento de novos produtos, mercados e segmentos, presença contínua em feiras e equipe específica e especializada para identificação de demandas e oportunidades, além de apoio a clientes chave em cada mercado”, salienta.
Os negócios estão concentrados nas Américas do Sul, Central e do Norte. Pontualmente, a companhia exporta para outras regiões. Em 2022, a empresa obteve incremento de 18,5% na receita externa sobre o exercício anterior. Pela ordem, os principais destinos foram Chile, México, Bolívia, Peru e Estados Unidos. Outros mercados representativos são Uruguai, Argentina, Paraguai e China. “O ano foi excelente, principalmente, pelos resultados das exportações”, afirma.
Em 2022, a Forbal conquistou ainda mais visibilidade no exterior ao participar de importantes rodadas de negócios. “É um trabalho que vem dando resultados”, anota Santos. Em setembro, marcou presença no IAA Transportation, na Alemanha, maior evento de transporte e logística da Europa. “Estavam lá clientes potenciais de todos os países europeus e de outros continentes, como da África”,
acrescenta.
Em outubro, a Forbal expôs na Expotransporte, em Puebla, a maior feira de transporte do México, que atrai especialmente visitantes domésticos e da América Central. A equipe de negócios internacionais também esteve na Colômbia e visitou potenciais clientes e participou de rodada de negócios no Peru. Ainda expôs na Fenatran, em São Paulo, a maior feira brasileira de veículos de carga.
Em março de 2023, o destino foi Louisville, no estado do Kentucky, nos Estados Unidos, para participação na Mid-America Trucking Show (MATS), uma das maiores feiras de transporte de carga da América do Norte. “O objetivo é estar presente em diversos mercados e fortalecer a marca no exterior por essa proximidade com os clientes”, reforça Santos.
Para além da América Latina e uma nova marca
A empresa prepara um novo plano de expansão dos negócios para outros mercados e continentes, que avançam além da América Latina. Em 2022, iniciou o projeto Forbal USA para avaliação de viabilidade de negócios no país por meio da abertura de uma unidade local para atendimento ao mercado americano e
mexicano.
De acordo com Giuliano Santos, os Estados Unidos merecem atenção especial. Explica que, diferentemente de países como Chile, Bolívia, Uruguai e México, nos quais – guardadas as peculiaridades de cada cultura – o modelo de atuação da empresa não sofre alterações significativas, a operação nos Estados Unidos precisa ser calibrada para se adequar às exigências de um mercado que detém
25% do PIB mundial. “Abocanhar uma pequena fatia já representa uma grande conquista. Uma migalha dessa pizza já satisfaz”, assinala.
O desembarque em solo americano rendeu surpresa aos executivos da Forbal, com o surgimento de novas oportunidades de negócio. “Os fabricantes de armas abriram suas portas para os componentes que produzimos. É curioso porque não temos atuação neste segmento no Brasil, mas a aceitação nos Estados Unidos foi
tanta que até criamos uma nova marca, a Forbal Defense”, ressalta. Em janeiro deste ano, a empresa já compareceu ao Shot Show, principal feira da indústria de tiro, caça e armas de fogo do mundo, realizada anualmente em Las Vegas, com a presença de milhares de visitantes.
Para breve, a Forbal prepara novas inserções no mercado global. Para outubro, está agendada participação em rodadas de negócios na África do Sul. “Estamos mapeando outras regiões não contempladas para ampliar ainda mais os horizontes”, antecipa. “A nossa condição de fornecedor original de diversas montadoras e implementadoras, aliada à qualidade brasileira que é muito bem
vista no exterior, está sendo de grande suporte para a expansão dos negócios internacionais”, assegura o CEO.
Em 2022, o principal desafio foi manter o faturamento em países latinos que sofreram – alguns ainda sofrem – com problemas políticos e econômicos. Exemplo é a Argentina que, em 2021, foi o segundo principal destino das exportações da Forbal e, no ano passado, sequer marcou presença no ranking dos cinco principais.
A perda foi compensada com o aumento de participação do Chile e
desenvolvimento de novos mercados, como os Estados Unidos. “Nestes tempos, em que competitividade, eficiência e qualidade andam cada vez mais próximas, a Forbal quer surpreender os clientes com produtos diferenciados e inovadores. Lançamentos, novos clientes e mercados são as principais ferramentas da
empresa para, com competitividade e excelência no atendimento, consolidar-se cada vez mais no concorrido mercado global em que atuamos”, assegura Giuliano Santos.
Próxima dos 20 anos
Fundada em 2004, a Forbal Automotive produz peças e componentes para a indústria de implementos rodoviários, agrícolas, automotivos e máquinas em geral, além de desenvolver itens especiais de acordo com o projeto do cliente (OEM). A sede, localizada em Flores da Cunha, cidade vizinha à Caxias do Sul,
maior polo metalmecânico do Rio Grande do Sul, tem área construída de 7.500m² e área total de 65.000m², onde estão empregadas 150 pessoas.
Para satisfazer clientes com alto grau de exigência e competitividade, a organização investe de forma contínua na modernização tecnológica dos processos fabris para garantir pleno e completo atendimento às necessidades dos projetos. Para tanto, o complexo fabril é dotado de equipamentos para processos de forjaria, usinagem, termoformagem, solda, estamparia, corte e
dobra de chapas, dobra e conformação de tubos, corte laser para tubo e chapa, e pintura eletrostática a pó.
O desenvolvimento de produtos com base em projetos exclusivos é uma das especialidades da empresa, que tem os departamentos de engenharia e qualidade em constante evolução para atender às demandas dos mercados agrícola e de transporte de cargas. O portfólio de produtos contempla para-lamas plásticos, componentes para caixa de carga (tampas, arcos, tira finos e ferragens), protetor lateral, acessórios (escadas, rodas de alumínio, para- choques, caixas de extintor e de ferramentas, barricas, porta estepe, sistemas de amarração, ganchos e argolas), apara-barros, ferragens para furgão e ferramentas (chaves de roda, manípulos e extensores, dentre outros).
51º Prêmio Exportação
O Prêmio Exportação RS é uma iniciativa que reconhece as organizações com destaque no setor exportador. As vencedoras são as empresas que se qualificam constantemente em busca de novas oportunidades de crescimento. É considerado o mais tradicional evento voltado ao empresariado do Rio Grande do Sul e, em todas as suas 51 edições, já reconheceu mais de 700 cases de sucesso de organizações que levaram seus produtos e serviços a mercados
externos.
A iniciativa é do Conselho do Prêmio Exportação RS, formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Federação da Agricultura, Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria Estadual do
Desenvolvimento Econômico, Hub Transforma RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Divulgação Sabe Caxias: