Nova edição do Cultura Hip Hop nas Escolas começa segunda
Projeto chegará a cinco escolas públicas caxienses entre os meses de agosto e setembro
Uma nova edição do projeto Cultura Hip Hop nas Escolas começa nesta segunda-feira, 21. A iniciativa vai levar ações culturais para dentro da sala de aula, tendo as referências da Cultura Hip Hop como mobilizadoras das atividades. A iniciativa é de Chiquinho Divilas, que é rapper, Doutor e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Em agosto, as atividades vão ocorrer nas Escolas Municipais Presidente Castelo Branco e Evaristo de Antoni. Em setembro, o projeto chega às Escolas Municipais Governador Roberto Silveira, Machado de Assis e Caldas Junior. O projeto também se insere no contexto do ano em que o
Movimento Hip Hop completa 50 anos.
Na abertura das atividades, Chiquinho Divilas trabalha o tema “O Estudo é a Cura”. Ele conta sobre como, em um determinando momento da vida, os jovens precisam fazer suas escolhas, falando de sua trajetória pessoal, do fracasso escolar ao doutorado. Nesse contexto, o rapper canta seus próprios raps e recita poesias, transformando o espaço em um sarau. A proposta é mostrar como a arte, em espaços de conflito, tem um papel fundamental para contrariar as estatísticas da violência. Em outra palestra, o jornalista Carlinhos Santos foca questões entorno da proatividade e ativismo social, destacando como as mídias sociais podem ser um espaço para o compart ilhamento de valores positivos em tempos de fake news.
As atividades seguem durante a semana com a Oficina de Rima na qual Chiquinho Divilas estimula os alunos a aproximar a letra de rap com os conteúdos escolares, vivências entre outros assuntos, além de trabalhar com a oratória e expressão corporal através de exercícios em grupos. O projeto também prevê Oficinas de Pajada e Trova Gaúcha, Slam, Dança, DJ, Grafite e Artesanato.
Também acontece a gravação de rimas e pajadas criadas pelos próprios estudantes. Para o encerramento, Chiquinho Divilas sobe ao palco para um show, que também abre espaço para a demonstração de resultado das gravações com as rimas feitas pelos estudantes. Ao mesmo tempo, é finalizado um grafite que também conta com a participação dos estudantes na sua execução.
“O projeto Cultura Hip-Hopnas Escolas oportuniza aos alunos experiências na Cultura Hip Hop que servirá como alicerce de apoio na formação cultural e social desses adolescentes e contribui com a ascensão deles como sujeitos ativos, capazes de lutar por um mundo melhor”, diz Chiquinho Divilas.
O Projeto Cultura Hip Hop Nas Ecolas é realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com Apoio Cultural da Fundação Marcopolo e parceiros Metadados, SanMartin, Pisani e Reflorestadores Unidos.
Divulgação Sabe Caxias: