Acessos aos bairros de Caxias do Sul e retomada da ERS 020 são pautados em reunião na Casa Civil

Em reunião na casa civil na manhã desta segunda-feira, 21, o Deputado Estadual Neri, O Carteiro, acompanhado do Deputado Federal Lucas Redecker, ambos PSDB, levaram demandas locais, pelos acessos aos bairros de Caxias do Sul e regionais, pela retomada das obras da ERS 020 entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Lideranças dos campos de cima da Serra e comunitárias de Caxias do Sul foram recebidos pelo secretário chefe da casa civil, Artur Lemos e o diretor geral do DAER Luciano Faustino.

Segundo o Deputado Neri, entre as pautas de Caxias estão a rotatória de acesso ao bairro Serrano no KM 147, a implantação de redutores de velocidade na rotatória de acesso à capela de Santo Homobom em Ana Rech, melhorias no acesso à Criúva e Vila Seca no km 166; redutores de velocidade no acesso ao bairro Jardim das Hortênsias e a implementação de uma rotatória no acesso ao Parque Oásis.

“Essas demandas nós trabalhávamos ainda quando era vereador em Caxias do Sul. Nós precisamos de uma solução urgente para esses casos, pois esses acessos estão ultrapassados para o tamanho de Caxias e estão provocando inúmeros acidentes, inclusive com óbitos nessas regiões”, relembra Neri.

Quanto às solicitações de Caxias do Sul, o diretor do DAER informou que está sendo feito um estudo técnico de viabilidade e que logo estarão sendo apresentadas propostas, possivelmente em parceria com a prefeitura de Caxias do Sul.

Representando Caxias do Sul estiveram o assessor do deputado Neri, Aldonei Machado morador do distrito de Criúva,  a presidente do bairro Serrano Justina Ribeiro; Orides Fonseca e José Dirceu dos Reis da Associação dos Moradores de Vila Seca (Amovise); e o vereador Xuxa de Caxias do Sul, que preside a Frente Parlamentar em Defesa de Melhorias Rota do Sol e BR-116.

  PAUTA REGIONAL

Em relação aos campos de cima da Serra, foi levado ao governo estadual o pedido de retomada das obras da ERS 020 entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Dos 50,8 km de extensão da estrada – que recebeu aporte de R$ 28,5 milhões do governo do Estado, os últimos 15 km entre Cambará e Ausentes haviam sido retomados em 2020. Após nova paralisação as obras foram retomadas em 2022, mas está parada novamente há três semanas. O diretor geral do DAER Luciano Faustino informou na reunião que a obra será retomada no mês de setembro.

“Além do turismo, a ERS-020 é uma rodovia fundamental para o escoamento da produção, em especial de madeira, por isso pedimos celeridade nesta conclusão, de extrema importância para a região dos campos de cima da Serra”, conclui o Carteiro.

Dos Campos de cima da Serra estiveram o vereador de Cambará do Sul, Hailton Boeira, o prefeito de São José dos Ausentes Ernesto Valim Boeira e o vice, José Carlos Pereira Becker.

A ERS 020 fará ligação entre os municípios de Cambará a São José dos Ausentes, onde se poderá também ter acesso à BR 285, fazendo a ligação com a BR 101 no município de Araranguá em Santa Catarina. 

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *