Lar da Velhice São Francisco de Assis inaugura nova ala de alimentação e vestiários

Instituição reforça pedido de doação de alimentos não-perecíveis para os idosos

Os 78 idosos que residem no Lar da Velhice São Francisco de Assis, em Caxias do Sul, poderão contar com uma nova ala de alimentação a partir desta segunda-feira (02/10), enquanto os funcionários terão novos vestiários. A área que recebeu intervenções conta com aproximadamente 850 metros quadrados. A obra, realizada em um ano, custou R$ 1 milhão e foi paga com recursos do Pró-Social, da Secretaria de Assistência Social do Rio Grande do Sul. Agora, a instituição quer reforçar para a comunidade o pedido de doação de alimentos não-perecíveis.

O grande destaque é o novo refeitório, amplo e com luz natural. Por meio de uma parede de vidros, os idosos têm contato com a área externa. “O impacto para eles é principalmente na qualidade de vida. Com uma área maior e ótima luminosidade, poderão fazer as refeições olhando o jardim, vendo o amanhecer, anoitecer, chuva e sol. Isso traz alegria, traz vida. A obra toda não tem degraus, evitando risco de quedas”, reforça o diretor da instituição, Valdir Costella. 

O espaço também conta com uma nova câmara fria, refeitório para os funcionários, espaço para armazenamento de frutas e estoque. Os vestiários, para os trabalhadores, é outra parte especial. “Buscamos cuidar de quem cuida, dando maior conforto para os funcionários. Também remodelamos a recepção, acolhendo melhor quem mantém o Lar há 63 anos: nossos doadores”, salienta Costella. 

No momento, os itens mais necessários são café, óleo, leite, açúcar, arroz, massa, biscoito, adoçante líquido, geléia diet, farinha de trigo e amido de milho. As doações podem ser entregues na sede do Lar, na rua Antônio Pieruccini, número 85, no bairro Marechal Floriano, em qualquer horário. São aceitos, da mesma forma, roupas em bom estado, fraldas, itens de higiene e limpeza, roupas de cama, entre outros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número (54) 98412-5530.

Melhorias constantes

Em 2022, o Lar realizou a entrega de uma nova ala da saúde, com consultórios médicos e dentários, sala de enfermagem, enfermaria, atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Agora, conclui a nova ala de alimentação. O próximo passo será uma área de convivência para os idosos. 

Para Oidi Luiz Galetti, presidente do Lar da Velhice, todos esses feitos demonstram que a instituição não se acomoda na busca pela melhor infraestrutura possível para quem vive na casa. “São pessoas em situação de vulnerabilidade, com diversas histórias de vida, que precisam de acolhimento e merecem o melhor possível. Nós continuamos buscando recursos e executando obras de modo a dar cada vez mais conforto para quem precisa”, salienta. 

Da mesma forma, Galeti faz um alerta relacionado às obras e à participação da comunidade nessa causa. “É importante ressaltar que a verba que conquistamos para a realização de obras é vinculada, ou seja, só pode ser usada para este fim. Precisamos prestar conta de tudo que fazemos com os recursos, que deve ser empregado exclusivamente no projeto que foi aprovado. Desse modo, continuamos pedindo o apoio da comunidade para que façam doações, especialmente de alimentos. Entendemos que houve muitas situações atípicas neste ano, que mobilizaram as pessoas em torno da arrecadação de donativos. No entanto, continuamos precisando do mesmo volume de alimentos e pedimos sensibilidade da comunidade nesse sentido”, pede.

Atuaram como financiadoras do projeto, por meio da compensação fiscal do ICMS, via Pró-Social/RS, as empresas Anay Fitas, Arsystem, Demore, Dompel, Fanamor, Grupo Baw, Martiplás (Ou), Randoncorp, Sinalsul, Tecbril e Upman.

Lar da Velhice São Francisco de Assis

O Lar fornece hospedagem, alimentação e serviços de saúde e convivência, mantendo-se com doações. Sem fins lucrativos, está localizado no bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, e preza pelo atendimento de idosos que não têm condições de viver com suas famílias.

Foto: Aires Battistel e Luciane Modena

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *