RA na CIC Caxias abre a Semana Municipal da Água

Palestrante do evento, diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, também mostrou os avanços no abastecimento de água e esgotamento sanitário de Caxias do Sul

 
Com o tema “Saneamento para todos”, a reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) desta segunda-feira (2) abriu a Semana Municipal da Água, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). O evento contou com a palestra do diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, que destacou a relevância da Semana Municipal da Água. Ele ressaltou que o objetivo principal é alertar e incentivar as pessoas sobre a importância desse recurso natural tão precioso, além de promover a conscientização sobre a sustentabilidade. “É um período de encontro, reflexão e avaliação destinado a incentivar cada pessoa a cooperar para tornar o mundo um lugar mais sustentável”, afirmou Meletti. 

O diretor-presidente do Samae enfatizou a importância do saneamento básico, muitas vezes visto de forma negativa devido a transtornos causados ​​durante as obras. “Mas esse investimento qualifica muito a vida das famílias, de inúmeras gerações”, sustentou 

Gilberto Meletti também mostrou os investimentos para o ano de 2023, com a destinação de R$ 77 milhões para o abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura, incluindo reformas e ampliações das estações de tratamento. 

No que diz respeito ao Marco Legal do Saneamento, Meletti anunciou que, com esses investimentos, Caxias do Sul está no caminho para superar a meta estabelecida. A cidade poderá atingir, até 2033, a marca de 99% da população com acesso à água potável e 94% com coleta e tratamento de esgoto, superando em 4% a meta estipulada pelo Marco Legal. 

Dados apresentados durante o evento demonstraram a eficiência do Samae na oferta de água em Caxias do Sul. Atualmente, 100% da população urbana é abastecida, e 97,88% da cidade desfruta de água potável. São 217.469 economias, 135.784 ligações de água cadastradas, 2,3 mil milhas de redes e cinco represas: Dal Bó, Samuara, Faxinal, Maestra e Marrecas. Além disso, a cidade conta com cinco Estações de Tratamento de Água (ETA). Além disso, mais de 140 quilômetros de redes de água tratada foram implantados no interior do município nos últimos 30 meses, beneficiando mais de 14 mil pessoas.  

Durante sua saudação, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, fez menção ao painel “Do projeto ao primeiro voo”, promovido pela entidade na última sexta-feira (29), quando líderes políticos, empresariais e da comunidade debateram a implantação do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha. Loro destacou o compromisso do governo estadual em executar as obras viárias no entorno do novo aeroporto e na perspectiva de conclusão da obra em 2026.  

Em relação ao tema da RA, o presidente da entidade salientou que Caxias do Sul desfruta do privilégio de ter recebido investimentos que garantem o abastecimento de água para o futuro. “Estamos à frente nesse quesito, graças à visão estratégica de prefeitos que nos colocou em uma posição privilegiada, nos poupando dos impactos severos das estiagens que afligem outros municípios gaúchos. Além disso, devemos lembrar que o Brasil é abençoado com vastas reservas de água doce, o que torna essa questão ainda mais relevante na geopolítica mundial. Assim, reiteramos a importância e o compromisso com a preservação desse recurso vital e do planejamento sustentável, garantindo o futuro das próximas gerações”, discursou Loro. 

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *