Ecoponto da Codeca é referência para o município de Cambará do Sul
Na manhã desta sexta-feira (06/10), a diretoria da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) recebeu o secretário do Meio Ambiente, Renilton Licks Carvalho e a responsável técnica da Secretaria do Meio Ambiente do município de Cambará do Sul, Fernanda Antunes. Os visitantes foram recepcionados pela diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, pelo diretor administrativo-financeiro Gabriel Ramos e pelo diretor operacional da Companhia, Rafael Tregansin e pelo gerente do Departamento de Limpeza Urbana, Gilvane Lima. Acompanharam a visita o secretário do Meio Ambiente, João Uez e o prefeito Adiló Didomenico.
A comitiva de Cambará esteve na Codeca para conhecer o funcionamento do Ecoponto. Implantado em 2012, o serviço tem como objetivo receber e dar o destino ambientalmente correto aos objetos pós-consumo. O cidadão pode deixar no Ecoponto o que estiver em condições de uso ou com possibilidade de recuperação como sofás, armários, cadeiras, camas, colchões, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, equipamentos de informática, som e telefonia. Os materiais são doados a famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social. Entretanto, estes materiais sem condições de uso também podem ser descartados no Ecoponto para seu destino ambientalmente correto.
O prefeito Adiló, presidente da Codeca na época da implantação do Ecoponto, falou de como surgiu a ideia do serviço, para dar opção às pessoas destinarem corretamente materiais de grande porte. “Estive na Alemanha e visitei um Ecoponto. Lá as pessoas paravam com os carros e elas mesmas descarregavam o resíduo no lugar indicado”, contou. No Ecoponto da Codeca há funcionários que ajudam o cidadão a descarregar os resíduos que são dispostos em caliças para a destinação conforme o tipo: eletroeletrônicos, móveis e estofados, eletrodomésticos. O que está em condição de uso é separado para doação.
Durante a visita de cerca de uma hora, pararam sete pessoas em seus veículos para deixar seus resíduos no Ecoponto. Eletrônicos, madeiras, móveis desmontados, cadeiras, foram destinados corretamente pelos caxienses. A presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi, reforçou a procura do Ecoponto pela população. “Recebemos muitos materiais, em sua maioria para o descarte, mas no mês passado mais de 400 itens (sofás, colchões, móveis…) chegaram em boas condições e foram doados para as famílias que precisam e que estão cadastradas no serviço. Além disso, quem não tem condições de trazer as coisas de grande porte até o Ecoponto, a Codeca coleta mediante agendamento prévio. Então, de uma forma ou outra, o cidadão tem como destinar corretamente esse tipo de resíduo aqui em Caxias sem prejudicar o meio ambiente deixando em calçadas, áreas verdes ou próximo aos contêineres”, explicou.
A responsável técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Cambará, Fernanda Antunes, achou o sistema maravilhoso e avaliará a implantação no município de cerca de 6,5 mil habitantes. Ela e o secretário Carvalho contaram que a coleta de resíduos é feita por apenas um caminhão na sede e em cinco vilas (bairros), sem separação em seletivos e orgânicos, e a destinação é a cidade de Tramandaí. Ambos agradeceram a recepção na Codeca.
Foto Fabiana de Lucena
Divulgação Sabe Caxias: