Miguel Brambilla estreia como escritor

O PODER TRANSFORMADOR, é o livro de estreia do jornalista Miguel Brambilla. Escrito em parceria com a Mentoria Meu Primeiro Livro, da escritora, educadora financeira e autora de trinta e três livros, Ana Pregardier, a obra marca uma nova fase na carreira do autor.

Natural de Caxias do Sul, Miguel Brambilla iniciou a carreira como cantor aos 14 anos de idade, cantando no cenário rock gaúcho da capital, com a banda Porto Alérgico. Ao voltar para Caxias do Sul, seguiu fundando e participando de grupos de rock e blues principalmente. As bandas EntreTantos, Mídia, Snakes, Trem das Sete, Exilados, Moffus, entre outros trabalhos de MPB como o espetáculo Transando MPB, momento violão e voz, ainda aos vinte anos. A banda Exilados gravou CD em 2009 e prepara o retorno ao cenário rock gaúcho.

Miguel Brambilla também é jornalista, com passagem pelo jornal Gazeta de Caxias. Em 2010, fundou a própria empresa de comunicação, com o lançamento do jornal O Campeão da Notícia, que posteriormente se transformou em Sabe Caxias, impresso até 2020, com o portal Sabe Caxias, fundado em 2013 e sendo o principal produto da empresa atualmente. Como apresentador, fundou na pandemia em 2020, os programas Teoria de Tudo e Resenha Pop, que tem ganhado público ao longo de suas transmissões em omnichannel online e na TV Caxias, canal 14 da Net.

O autor de O PODER TRANSFORMADOR, também trabalhou como radialista, com estreia na Rádio Difusora Caxiense em 1994, com posterior passagem pelas Rádio Caxias, Rádio Viva e assosciadas da RSCOM, Rádio São Francisco.

A vida de escritor é uma continuidade da área de comunicação. Com graduação recente em marketing, por incentivo das amigas da mentoria, Ana Pregardier, a também escritora, autora do livro “60 ou + eu” e a jornalista Terezinha Tarcitano, Brambilla aceitou com prazer não apenas o desafio de estrear como escritor, mas também a realização de um sonho, já que escrever está na rotina de todas as atividades do autor, desde sempre, como letrista, como partícipe de alguns concursos de literatura no passado e algumas tentativas de financiamento público com outras obras.

“Escrever para mim é uma satisfação constante. Escrevo à mão todos os dias. Aprendi com Leonardo Da Vinci que poderia ser ambidextro. Aprendi também a escrever com as duas mãos, de forma normal e especular como os hebreus, exercitando o cérebro de quatro maneiras diferentes, com quatro caligrafias diferentes. Faço isso desde os 15 anos de idade, quando descobri que era possível fazer isso…” comenta.

O PODE TRANSFORMADOR, é um livro de crônicas filosóficas que traz apontamentos e sugestões de reflexões sobre vários temas na vida que na opinião do autor, merecem de qualquer pessoa que goste de pensar e sinta a necessidade de aprofundar-se como integrante de uma sociedade, com uma participação mais ativa.

“São sugestões sobre temas. Qualquer um. Devemos ter opiniões sobre tudo e pensar sobre elas. Não como imposição, mas como aprendizado sobre si mesmo e sobre o mundo. Assuntos como casamento, política, religião, economia, vontade, e outros, deveriam ser observado por todos de forma relativamente natural de um ponto de vista da existência, desde as primeiras letras. Teríamos uma sociedade mais reflexiva e mais comprometida com a responsabilidade sobre si e sobre o compartilhamento público se este hábito fosse cultural e não espontâneo apenas”, afirma Miguel Brambilla sobre seu livro.

O PODER TRANSFORMADOR foi lançado oficialmente no dia 18 de agosto em evento no Centro de Cultura Ordovás, no excelente espaço do Zarabatana Café, com um Tributo à Cazuza executado com amigos convidados; Sidnei Carvalho do Ego Mecanôide, Edy Lima, Juliano Azevedo e a cantora Márcia Luz. Amigos de todas as áreas prestigiaram o momento.

“Foi positivamente surpreendente. Muitos bons amigos que eu não esperava vieram”, comenta.

Amigos também participaram da sessão de autógrafos do livro, no dia primeiro de outubro, na 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

“É uma honra estar na feira do livro da minha cidade natal. Ter meu livro na Biblioteca Pública Municipal, onde passei muito tempo da minha vida lendo, na faculdade que me formei recentemente, com as irmãs pastorinhas, que são grandes amigas e em outros lugares, como a Biblioteca Nacional, por exemplo. Uma sensação de que não passei meu tempo nesta vida totalmente em vão”, afirma Brambilla.

O PODER TRANSFORMADOR também está na Biblioteca Pública de Porto Alegre. O livro será lançado oficialmente na capital do Estado, no dia 29 de outubro as 15 horas na Feira do Livro.

“Não sei como será a sensação ainda, mas só o fato de saber que estarei numa das maiores, se não a maior feira do livro da América Latina, por onde os maiores escritores nacionais e internacionais já passaram, faz meu coração bater mais forte. É um momento vigoroso de alegria e muita responsabilidade”, conclui Miguel Brambilla.

Recentemente, também por conta da irradiação do jornalismo por canais digitais, Brambilla recebeu menção honrosa como Embaixador da Paz e Doutor Honoris Causa em Jornalismo, pela OMDDH, Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, Instituição Signatária do Pacto Global da ONU sob o nº de registro 93551, presidida pelo honorável Dr. Iguaci Luiz de Gouveia.

O PODER TRANSFORMADOR, pode ser encontrado na LIVRARIA MERCADO DE IDEIAS, na Feira do Livro de Caxias do Sul, em cerca de quarenta marketplaces como por exemplo; Amazon, Magazine Luiza, Casas Bahia, Submarino, entre outros.

Divulgação Sabe Caxias:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *