Cenário econômico para exportação é detalhado em Encontro de Negócios na Microempa
Palestra ministrada pelos assessores da Sicredi Pioneira Carlos Bruno da Silva e Júlia Cornelli ocorreu no auditório da entidade na manhã desta quarta-feira
Segundo dados do Monitor do Comércio Exterior Brasileiro do Ministério da Economia, em setembro deste ano o volume das exportações cresceu 1,2%, no comparativo com agosto. Esse resultado foi o terceiro crescimento consecutivo recente. Ao se equiparar setembro de 2023 com o mesmo mês do ano passado, o acréscimo foi de 7,2%. É de olho nesses números que a Microempa, maior associação representativa das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, promoveu nesta quarta-feira (18) o Encontro de Negócios Edição Especial de Exportação.
O evento ocorreu no auditório da entidade e foi conduzido pelos palestrantes Carlos Bruno da Silva, assessor de negócios da Sicredi Pioneira; e Júlia Cornelli, assessora de negócios sustentáveis da cooperativa de crédito. Segundo Silva, foi uma ótima oportunidade de networking para os empreendedores que exportam ou desejam iniciar a comercialização dos seus produtos além das fronteiras. Entre os assuntos abordados na palestra estiveram os benefícios da internacionalização dos negócios e o cenário econômico.
Conforme o assessor, o comércio com outras nações ocorre a partir do interesse da empresa, com consequente melhoria dos produtos e aumento das vendas, bem como crescimento na produtividade e, obviamente, menor dependência do mercado interno. Antes do início das rodadas de negócios, a assessora apresentou a linha Eficiência Energética, nova modalidade de crédito anunciada na 32ª Mercopar nesta quarta-feira.
Para o presidente da Microempa, Pedro Eloi Steffens, o papel da entidade consiste em facilitar e acompanhar a consolidação dos mais de 3 mil associados, bem como estimular o desenvolvimento de todas as micro e pequenas empresas como um todo. Nesse contexto, cabe ressaltar que desde 2021 a Microempa coordena em três grandes regiões do Estado (Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim) o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). Do total de 155 empresas que integram o projeto, 25% exportaram ou estão exportando para 31 países. A geração de negócios ultrapassou os US$ 2 milhões somente em 2022.
Cerca de 100 pessoas de 64 empresas participaram do Encontro de Negócios Edição Especial de Exportação. O representante da Apex-Brasil para Região Sul, Gabriel Isaacsson; e o analista de negócios internacionais da Apex-Brasil e gestor do PEIEX no Rio Grande do Sul, Leonardo Souza Rodrigues, também estiveram presentes e enalteceram o desempenho da Microempa no desenvolvimento do PEIEX. Para Rodrigues, a exportação começa por um passo fundamental, a qualificação, e tal ação é ofertada de maneira única pela entidade caxiense.
O Encontro de Negócios Edição Especial de Exportação da Microempa teve patrocínio da Sicredi Pioneira e apoio da Apex-Brasil, ExportaRS e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Divulgação Sabe Caxias: