Fotógrafa Andrea Laybauer promove mostra individual “Arte em Gotas – Vendo o Invisível”, em Caxias do Sul

A exibição, com 34 obras, estará disponível na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, de 7 de novembro a 9 de dezembro.

Papel Mache – Foto Andrea Laybauer

            A fotógrafa Andrea Laybauer protagonizará, no dia 7 de novembro, uma terça-feira, às 19h, a abertura da exposição Arte em Gotas – Vendo o Invisível, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Rua Dr. Montaury, 1333, junto à Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul. A mostra permanecerá em exibição entre os dias 7 de novembro e 9 de dezembro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 10h às 16h.

            Arte em Gotas – Vendo o Invisível contará com 34 fotografias na técnica splash, em que gotas d’água e outros líquidos em movimento são fotografados em close e durante uma pequena fração de segundo, capturando as gotas em formatos inesperados, impossíveis de serem vistos a olho nu e que se assemelham a esculturas de vidro. Adicionando temas, elementos criativos, cores e texturas, é possível registrar imagens impactantes e cheias de vida. Para destacar a técnica, também fazem parte da exposição uma explanação sobre o método e a reprodução de um estúdio em tamanho real.

            A proposta de Andrea é convidar o público a expandir sua percepção. Ao lado de alguns dos 20 painéis de fotografias em grandes formatos, serão colocados quadros interativos com a pergunta “O que você vê?”. Entre as obras, estão as denominadas “fotos do som”. Serão dez fotografias feitas com músicas por meio da cimática, ciência que estuda a propagação da onda sonora por um material visível – nesse caso as gotas – e torna possível dar ao som uma característica que ele não tem: visibilidade. Esse método, inclusive, possui caráter inclusivo por possibilitar que se mostre uma música para pessoas surdas, por meio das imagens geradas com as ondas sonoras. “Há um mundo de situações acontecendo a nossa volta e que não percebemos. Mas quando a ciência encontra a arte, é possível ver muito além. É um deleite para os olhos, é um chamado para pensar fora da caixa, e é a natureza se manifestando em sua mais genuína forma. É inspirador” – destaca Andrea.

Andrea Laybauer é natural de Farroupilha, na Serra Gaúcha. Iniciou seus estudos acadêmicos na Universidade de Caxias do Sul e transferiu-se para São Paulo, onde concluiu sua graduação na Universidade Anhembi Morumbi e abriu um ateliê de artes. Participou de diversas manifestações, como a Bienal Internacional de Arte de Florença 2011 e a Bienal de Arte Internacional de Roma 2012, na qual foi premiada. Já em 2013, de março a abril, painéis gigantes com suas fotografias da técnica splash ilustraram a Estação Clínicas do Metrô, em São Paulo, onde estima-se que foram prestigiadas por um milhão de pessoas. Expôs suas obras na Amsterdam Whitney Gallery, em Nova York, em 2014. Retornou a Caxias do Sul em 2018. Em maio de 2022, sua mostra “Gotas” fez parte da 24ª Surdolimpíadas de Verão, realizada em Caxias do Sul.

Serviço

O que: Exposição “Arte em Gotas – Vendo o Invisível”, de Andrea Laybauer

Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim | Rua Dr. Montaury, 1333 | Caxias do Sul

Quando: De 7 de novembro a 9 de dezembro | Segunda a sexta-feira das 8h às 18h e sábados das 10h às 16h

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *