Prefeito Adiló anuncia redução de 50% em imposto para serviços em pesquisa
Manifestação foi feita durante a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, na UCS
Está aberta a Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre nesta segunda e terça (13 e 14.11), no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva, uma oportunidade de conectar profissionais e negócios e revolucionar a indústria no desenvolvimento de novas soluções à base da substância. O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris e diversos secretários municipais prestigiaram a cerimônia de abertura do evento.
Considerado um dos principais componentes para aplicações em alta tecnologia, o grafeno é um material capaz de aprimorar as propriedades de termoplásticos, borrachas, resinas e conferir maior resistência mecânica, térmica, química e bacteriostática a produtos. Mais de 60 expositores e 20 palestrantes participam da feira, que acolhe também o 1º Simpósio de Materiais Avançados e a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Resultado do esforço da Administração Municipal, o prefeito anunciou em seu discurso a redução pela metade do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN para serviços de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. A alíquota passa de 4% para 2%. Ele destacou que a redução será um benefício direto para a UCSGraphene, o maior ecossistema voltado à produção, caracterização e aplicação de grafeno em escala na América Latina. “Nós temos a firme convicção, estamos trabalhando nesse sentido, já fizemos outras reduções, faremos mais porque acreditamos muito na redução da carga tributária, porque ninguém quer comprar de nós impostos, querem comprar os nossos produtos, e a Universidade tem isso de sobra e precisa do nosso apoio”, afirmou o chefe do Executivo.
Adiló exaltou a importância do evento. “É mais do que uma feira disruptiva e inovadora, é a síntese do somatório da inteligência, dedicação e vocação desta Universidade, que nasceu sob a égide e a chancela da comunidade de Caxias do Sul”, enfatizou o prefeito. Ele também destacou o espírito inovador e criativo de uma cidade que venceu todas as adversidades, transformando-se em um dos maiores polos industriais do mundo.
A 2ª Feira Brasileira do Grafeno é uma iniciativa da UCS, da UCS Graphene e da ZEXTEC Nano e contou com as presenças da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do representante do ministério de Minas e Energia, Inácio Melo, do secretário Adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub, deputados estaduais, federal, prefeitos da região, vereadores e secretários municipais. A expectativa é reunir 12 mil visitantes nos dois dias de evento.
Foto Juliane Ribas
Divulgação Sabe Caxias: