Costao do Santinho presta homenagem ao arquiteto e urbanista André Schmitt
Placa de bronze afixada no hall do empreendimento foi inaugurada com presença do filho do homenageado
O Costao do Santinho prestou uma homenagem ao arquiteto e urbanista André Francisco Câmara Schmitt, amigo do empresário Fernando Marcondes de Mattos e idealizador do projeto arquitetônico do melhor resort do Brasil. Uma placa de bronze foi afixada no hall do empreendimento e inaugurada com a presença do filho do arquiteto, Caio Schmitt. Além disso, o Costao faz questão de manter a essência do projeto arquitetônico nas melhorias e reformas promovidas no empreendimento.
André Schmitt liderava o escritório Desenho Alternativo ao lado de Daniel Rubio, contratado por Marcondes Mattos em meados dos ano 80 para projetar diferentes alternativas na utilização econômica do terreno que deu origem ao Costao. “O dom dele era ser urbanista. Ele era o melhor urbanista de Santa Catarina, e um dos melhores do Brasil. Ele via o morro e conseguia enxergar como ficaria a janela, os corrimões, fora a pessoa humana que ele era”, definiu Fernando.
Caio agradeceu a homenagem em nome do irmão, Miguel, e do neto do arquiteto, Enzo. “Agradeço a homenagem em nome da minha família. O Costao é um local de muitas lembranças para nós. Meu pai passou essa conexão para o meu filho, Enzo, e hoje é um dos lugares que ele mais gosta de frequentar”, declarou Caio, que faz questão de se hospedar no Costao quando vem a Florianópolis. “Quando estou aqui, me sinto muito conectado com ele e considero aqui a minha segunda casa”, completou.
O arquiteto e urbanista André Francisco Camara Schmitt faleceu em 12 de setembro de 2019. Pelo legado arquitetônico e também suas contribuições urbanísticas na Capital, Schmitt recebeu a Medalha do Mérito Virgílio Várzea da Câmara de Vereadores de Florianópolis em 2018.
Entre outros projetos, Schmitt assinou o Plano de Urbanização da Praia Brava, um masterplan para o Jardim Botânico de Florianópolis e também integrou a equipe vencedora do concurso nacional “Parque Metropolitano Dias Velho – aterro da Baía Sul”, em 1996 e que buscou urbanizar e reaproximar a cidade ao mar.
O que diz a placa:
Homenagem a André Schmitt
Registramos nossa extrema admiração e gratidão ao arquiteto André Schmitt pelo trabalho primoroso e eloquente ao conceber e desenhar, junto com o arquiteto Daniel Rubio, o projeto Costao do Santinho, considerado por muitos um marco na arquitetura e urbanismo brasileiro.
Divulgação Sabe Caxias: