Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia movimenta R$ 737 mil em dois dias de evento

Mais de 18 mil visitantes passaram pela Praça das Feiras

Mais de 18 mil visitantes passaram pela Praça das Feiras – Foto Giovani Boff

A quarta edição do Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul bateu recorde de faturamento e público, superando os números dos anos anteriores. Conforme dados do Sebrae RS, entidade que assina a promoção do festival em parceria com a Interface Comunicação e Eventos, o Sálvia movimentou R$ 737 mil, entre operações gastronômicas, venda de bebidas, comercialização dos expositores e estrutura de montagem. A cifra representa um crescimento de 47% na comparação com o ano anterior, quando a movimentação alcançou R$ 500 mil.

Neste ano, o faturamento médio por expositor ficou em R$ 10,8 mil. Somando os dois dias de evento (25 e 26 de novembro), foram vendidas mais de 6 mil refeições, superando os 3,8 mil pratos da edição passada. No setor de bebidas, destaque para a comercialização de 2.760 litros de cerveja artesanal (em 2022 foram 1.260 litros), além de 242 garrafas de vinhos e espumantes e 280 taças de drinks. 

“É possível enxergar uma evolução, ano após ano, desde a primeira edição. Estamos percebendo também uma adesão cada vez maior do público de Caxias. O Sálvia ganhou o coração e o gosto dos caxienses. Por parte dos expositores, tivemos um ótimo respaldo quanto aos resultados de faturamento. Além de ter a possibilidade de vender os produtos, a ideia do Sálvia é colocar os empreendimentos na vitrine da cidade, e isso tem sido acontecido”, comemora Gustavo Rech, gerente regional do Sebrae RS.

O recorde de faturamento não veio sozinho. Mais de 18 mil visitantes passaram pela Praça das Feiras entre sábado e domingo, o maior público na história do evento. Até então, a marca pertencia à edição 2021, quando 10 mil prestigiaram as atrações. Em 2023, o Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia reuniu 16 cozinhas e cinco estações de bebidas, além de quitanda com produtos locais, boutique de moda e shows de música ao vivo. 

“Das quatro edições que já realizamos, além de ter sido a de maior público, foi também a de maior diversidade de atrações culturais e gastronômicas. Outro ponto que me traz alegria é a pegada ecológica. Neste ano, o evento foi todo pensado para uma correta gestão dos resíduos. O lixo orgânico foi para compostagem, plásticos e garrafas PET foram encaminhados para reciclagem, e a parceria com a Orquídea possibilitou o fornecimento de cumbucas compostáveis feitas com farelo de trigo. Todas essas ações elevaram o Sálvia para outro patamar, que deve ser seguido nas próximas edições”, avalia Lisete Oselame, diretora da Interface Comunicação e Eventos.

A quinta edição do festival está prevista para o último final de semana de novembro de 2024. Segundo a organização, os preparativos iniciam já em janeiro.

Ministério da Cultura apresenta: Sálvia – Festival de Arte, Cultura e Gastronomia de Caxias do Sul. Patrocínio: Pisani, Dallemole, Alternativa, Samburá, Rivatti, Sulgás e Mariani. Apoio: Sicredi Pioneira, Orquídea e Senac. Apoio cultural: Villagio Caxias, Unimed Nordeste-RS, Eiffel Peugeot e Caminho Rede de Ensino. Apoio institucional: Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) – Região Uva e Vinho.  Promoção: Interface Comunicação e Eventos e Sebrae. Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. Realização: Ministério da Cultura | Governo Federal | Brasil União e Reconstrução. 

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *