Águas de Março promete movimentar cena cultural e festiva de Caxias do Sul com tema inspirado em luaus carnavalescos

Tradicional festa está agendada para os dias 9 e 10, na sede social do Recreio da Juventude

Aguas de Março – crédito Lucas Benetti, arquivo

O baile Águas de Março segue marchando com êxito e explorando temas diversos para a comunidade se inspirar e se divertir. Neste 2024, sucesso de público por antecipação, o evento, mais uma vez, abre a agenda social do Recreio da Juventude. A festividade alvissareira promete lotar os salões da sede social no dia 9 de março, a partir das 22h, e terá reverberação na tarde de domingo, dia 10, das 15h às 18h, com matinê destinado às crianças da família esmeralda. 

Inspirado nos alegres e divertidos luaus carnavalescos, o tema proposto desta edição é “Se joga”. A Banda Bloco da Velha e o grupo de pagode Hoje Tem embalarão a noite.

Historicamente, os carnavais movimentaram de forma efusiva os clubes de Caxias do Sul. Os primeiros bailes do Recreio da Juventude foram realizados no Cine Theatro Apollo. Na época, era necessário “subir” o assoalho para nivelar o piso característico de um cinema e deixá-lo adequado para o festejo.  

“Iniciou-se a construção da sede social (na Pinheiro Machado) em 1950, mas ficou pronta somente em 1955. Neste meio tempo, permaneceu no Cinema, onde eram realizadas as reuniões sociais”, reitera Romeu Victório Rossi, presidente executivo do RJ de 1975 a 1977.

Com o passar dos anos, os bailes da agremiação passaram a ser realizados em sedes próprias. Um fato histórico, em 1984, porém, se tornaria um divisor de águas. Naquele ano, um incêndio atingiu a sede social, na Rua Pinheiro Machado, e impediu a celebração tradicional no mês de fevereiro. Optou-se, então, por fazê-la mais tarde, em março, mesmo com a oposição da Igreja Católica. Daí o nome “Águas de Março”. O evento deu tão certo que hoje é considerado um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul.

Hoje, os bailes são mais raros e perderam espaço, principalmente, para os blocos de rua e os trios elétricos. No entanto, além de manterem a tradição, as edições realizadas se destacam por promover o encontro de grupos de amigos e famílias. Esses se organizam com abadás ou camisetas personalizadas, ou escolhem um tema para as fantasias de todos os integrantes, de forma a destacá-los no salão. 

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/373161542266373

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *