CONQUISTA: Ambulatório de Saúde Trans será inaugurado em Caxias do Sul após oito anos de luta da ONG Construindo Igualdade
Reivindicação histórica da comunidade LGBTQIA+ se concretiza graças à emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão
Uma vitória para a população trans. É assim que os voluntários da ONG Construindo Igualdade encaram a notícia de inauguração do primeiro Ambulatório de Saúde Trans em Caxias do Sul. A entrega à comunidade está marcada para o dia 12 de abril, às 15h30min, no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES). A abertura da unidade ocorre graças à mobilização da ONG Construindo Igualdade que obteve emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) de R$ 1,5 milhão.
A pauta é motivo de luta desde 2016, ano em que a então coordenadora e atual voluntária da ONG, Cleo Araújo, iniciou as tentativas de abertura de um ambulatório por meio de solicitações aos governos estadual e federal. Sem sucesso, Cleo começou, então, a procurar pessoalmente deputados da Câmara Federal e senadores em busca de uma emenda parlamentar que pudesse destinar recursos ao município. Cidades menores do que Caxias do Sul já possuem atendimento à população transexual. É o caso de Santa Cruz do Sul, São Borja e Passo Fundo. Sem o ambulatório, as pessoas de Caxias do Sul que precisam desse atendimento específico têm que se deslocar até Porto Alegre.
“É um sonho da nossa comunidade porque a saúde é uma das nossas principais pautas. Nosso trabalho de anos está mostrando resultados agora! Precisamos pensar na saúde como algo acolhedor que abraça a todos. Caxias inicia um trabalho a uma população que não era assistida, isso representa um passo muito importante. É a primeira política pública que se concretiza no âmbito das pessoas trans, excluídas da sociedade, e isto também é uma forma de quebrar preconceitos”, afirma Cleo.
O Ambulatório de Saúde Trans contará com Serviço Ambulatorial Especializado no Processo Transexualizador e será vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. No espaço, haverá uma equipe multidisciplinar que engloba médico, enfermeiro, psicólogos, assistente social e farmacêutico. A quantia obtida por meio de emenda parlamentar fica totalmente sob a gestão do município.
O atendimento do Ambulatório de Saúde Trans em Caxias do Sul será sempre às quartas-feiras, das 13h às 16h. Para mais informações dos usuários, o contato é (54) 3217-8833, no ramal 3329.
Sobre a ONG
A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por Cleo Araujo, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de ações de assistência social, saúde, advocacia, educação, cultura e acolhimento.
Divulgação Sabe Caxias:
Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK: