Força-tarefa retira 150 famílias de áreas de risco de Galópolis neste sábado
Uma força-tarefa composta pela Prefeitura de Caxias – Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Habitação, Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Defesa Civil, com o Exército e os Bombeiros evacuaram uma grande área em Galópolis com risco de deslizamentos de terra da encosta e devido a abertura de uma grande fenda no asfalto na estrada Vitor São Bernardo (mapa em anexo) na tarde deste sábado. Foram retiradas 150 famílias do local, que irão para casa de parentes.
Foram retirados moradores das ruas Angelo Basso até o Balneário Moschen, Paulino Chaves, João Laner Spinatto, José Casara até a cooperativa, rua atrás da cooperativa até o Balneário Moschen e da rua Ismael Chaves até a rua Angelo Basso. Eles não poderão voltar para suas casas pelo menos por 15 dias.
Segundo o ex-secretário do Meio Ambiente e coordenador da ação, João Uez, cada membro da família poderá ir para casa uma vez ao dia para buscar pertences e itens e higiene. Para isso, precisará se apresentar a um soldado do Exército que irá acompanhar, porque as ruas estão totalmente bloqueadas. “Haverá comunicação diária sobre a situação no grupo de whats do bairro, mantendo todos informados após monitoramento geotécnico e pareceres técnicos de geólogos e engenheiros de mina. A GM fará rondas permanentes nessas vias para evitar arrombamentos ou roubos das residências”, informa.
Uez explica ainda que serão esvaziados os açudes das propriedades na encosta e será feita uma vala para escoar água para que não entre na fenda no asfalto e piore a situação.
Foto Ícaro de Campos
Divulgação Sabe Caxias:
Assista ao programa RESENHA POP pelo FACEBOOK: