Esmalte dentário: um diamante no corpo humano

Estélvia Araldi – Doutoranda em Odontologia

Estélvia Araldi – crédito Jeferson Deboni

O esmalte é a camada externa do dente, o qual tem a função de proteger toda estrutura dentária e também é o responsável pelo brilho do nosso sorriso. Brilho do sorriso?! Isso mesmo!! Sua estrutura é formada por um conjunto de cristais de hidroxiapatita com propriedades iridescentes. Quando visualizado isoladamente do órgão dental é translúcido, se parecendo a um vidro cristalino, e reflete a luz que incide em sua superfície, sendo percebido pelo olho humano como brilho. Além disso, o esmalte é a estrutura mais dura e resistente do corpo humano, sendo mais duro e resistente inclusive que nossos ossos, pois 97% da sua composição são minerais, e uma vez que ele frature ou receba qualquer tipo de reabilitação ou restauração, nunca mais recupera suas características naturais.

E como cuidar, manter e preservar uma estrutura tão nobre e com características ímpares? Os cuidados com a saúde e preservação do esmalte dentário estão integrados aos cuidados da saúde bucal, sendo de extrema importância: 1) manter o esmalte limpo, por meio do uso diário de fio dental e uma boa higiene com escova dental macia, sem aplicar força sobre os dentes durante a escovação; 2) utilizar creme dental com flúor auxilia na preservação da estrutura do esmalte dentário, pois ele está exposto a todas as alterações de Ph que ocorrem no ambiente bucal, devido aos alimentos e bebidas que ingerimos e, inclusive, da eventual presença de suco gástrico do estômago na nossa boca – em caso de pacientes com refluxo gástrico –, o que gera um processo de desmineralização no esmalte, e o flúor tem potencial para realizar a remineralização; e 3) evitar o apertamento dentário, tanto noturno quanto diurno, conhecido como bruxismo, pois o excesso de força e a constante pressão entre os dentes provocam trincas e fraturas no esmalte, deixando assim toda a estrutura do dente fragilizada e desprotegida.

Mesmo com tantas pesquisas e evolução tecnológica, ainda não existe um material restaurador, tanto resinas compostas quanto porcelanas, mais resistentes, perfeitos e tão lindos quanto o nosso esmalte dentário. Sendo assim, cuidar e mantê-lo íntegro e saudável, e avaliar com sensatez sua substituição é muito importante, uma vez que o esmalte dentário é como um diamante, que ilumina, traz brilho e valoriza o nosso Ser.

Divulgação Sabe Caxias:

Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK:

https://www.facebook.com/sabecaxias/videos/1505073470219888

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *