Novo procedimento de pouso amplia operações no Aeroporto Hugo Cantergiani
Medida entra em vigor nesta quinta-feira
A Prefeitura de Caxias do Sul informa que o Aeroporto Hugo Cantergiani recebeu nesta quinta-feira (13/06) autorização para operar com o procedimento de pouso RNP AR 15. A homologação do novo sistema foi realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira na tarde desta quarta-feira (12/06). O novo procedimento abre possibilidades de um ganho operacional de 50% a 70% da possibilidade de pouso de aeronaves em condições atmosféricas desfavoráveis.
Desta forma, a previsão da administração aeroportuária é de que o percentual de voos cancelados ou alterados para outros terminais seja inferior aos 10%. Para efeito de comparação, em maio, dos 140 voos comerciais previstos, 32 não pousaram devido às condições meteorológicas, um percentual de 23%. Em abril, de 108 voos previstos, 20 não tocaram o solo, com percentual de 18%.
O procedimento RNP AR 15 é um sistema referenciado por satélite que permite ao piloto do avião a tomada de decisão sobre o pouso com mais proximidade da cabeceira da pista, ou seja, com padrões mínimos de teto e visibilidade. Até esta quarta-feira, o Hugo Cantergiani possuía a homologação do procedimento RNP AR 30, no qual o comandante deveria enxergar a pista a uma altitude mínima de 103 metros e distância mínima de 1.685 metros do início do pavimento. O RNP AR 15 reduziu estas métricas para uma altura de 75 metros e uma distância de 1.314 metros.
Para operar o novo procedimento, ambos, aeronave e tripulação, devem estar habilitados para tal. O Aeroporto Hugo Cantergiani ainda contará, nas próximas semanas, com novos equipamentos para o auxílio ao pouso, como o Precision Approach Path Indicator (PAPI).
PROCEDIMENTO RNP AR | ||||
PROCEDIMENTO | TETO | VISIBILIDADE | ||
PÉS | METROS | MILHAS NÁUTICAS | METROS | |
RNP AR 0.30 | 339 | 103 | 0,91 | 1.685 |
RNP AR 0.15 | 249 | 75 | 0,71 | 1.314 |
REDUÇÃO | 90 | 28 | 0,2 | 371 |
Foto Rodrigo Rossi