Don Claudino Casa de Eventos festeja 20 anos de história
O empreendimento da matriarca Neiva Piccoli e as filhas, Gabriele e Camila, promove ação solidárias em prol da causa dos gaúchos
Realizar eventos é a especialidade da Don Claudino há duas décadas, completadas neste ano, mas a relação da família com a enogastronomia perdura há mais de 100 anos. O nome escolhido é uma homenagem ao patriarca Claudino Piccoli que, no século XX, iniciou a história da família com a plantação de uvas e a fabricação de vinhos. Para celebrar a data, a matriarca Neiva Piccoli e as filhas Gabriele e Camila preparam uma solenidade para familiares e convidados nesta segunda quinzena de junho, com performance musical da dupla Tita & Rafa.
A Casa se une à causa dos gaúchos e promove, até o dia 17 de junho, um leilão de artes beneficente com obras autorais de quatro artistas locais: Andrea Laybauer, Antonio Giacomin, Fábio Panone e Vitor Senger. A chancela tem o martelo do leiloeiro André Soares Menegat. O valor arrecadado será revertido a famílias afetadas pelas enchentes no estado. O leilão pode ser acessado pelo https://l1nq.com/leilaodonclaudino. Ademais, durante a celebração de aniversário, os convidados poderão contribuir destinando um valor à Associação Criança Feliz.
Além de localização estratégica, o complexo de eventos conta com cinco salas de tamanhos e formatos diferentes, do café da manhã ao jantar, estacionamento e um belo jardim. Sempre preocupada em oferecer novidades, mas sem deixar de lado a herança cultural italiana, a equipe é especializada em eventos e os personaliza de acordo com cada cliente. “Na Don Claudino, a tradição da gastronomia italiana é mais do que uma herança familiar. É uma paixão que se reflete em cada prato que servimos. As pessoas nos percebem com diversas possibilidades de atuação e confiam em nosso trabalho. Ao longo dos 20 anos, tivemos muitas dificuldades, mas foram elas que nos fortaleceram, e os relacionamentos que construímos também. Eles são a base para que a Don Claudino tenha chegado até aqui, contabilizando sucesso”, considera a filha primogênita, Gabriele.
Exposição de artes
Para engrandecer o momento da festividade, os artistas locais foram convidados a expor obras que dialoguem com os ambientes da Don Claudino. A fotógrafa Andrea Laybauer apresentará a mostra “Gotas” no salão de eventos; Antonio Giacomin tomará conta da adega com obras na temática uva e vinho; no espaço Pitangueira, Fabio Panone exibirá telas com a temática natureza, e, por fim, no espaço Fonte, Vitor Senger trará retratos de personalidades femininas marcantes, fazendo alusão também às empreendedoras como “fontes” de inspiração.
O trabalho na Don Claudino se consolida, até hoje, como artesanal e com o propósito de encantar as pessoas, assim como as obras em exposição. “A Casa sempre teve uma relação íntima com a arte. Minha mãe é uma profunda admiradora, além de artista nas horas vagas. Hoje, ela imprime sua habilidade nos bolos assinados que fazem muito sucesso por aqui”, orgulha-se Camila.
A matriarca Neiva evidencia que a conexão com a ancestralidade por meio da gastronomia e a acolhida calorosa da família Piccoli fizeram o espaço atrair eventos. “Foi assim que descobrimos a nossa verdadeira paixão. São os eventos que realizamos os motivadores e inspiradores. Ver a felicidade se espalhando entre olhares encantados e sorrisos espontâneos é a nossa maior recompensa”, afirma.
Sobre a Don Claudino
A família Piccoli acreditou em melhores condições de vida, atravessou o oceano e desembarcou em Caxias do Sul. Em 1876, Sebastiano, o patriarca da família, foi um dos pioneiros no cultivo de videiras na região. Os anos passaram e os negócios da família prosperaram, até que, motivado pela tradição e pela fé, Claudino Piccoli (in memoriam), neto de Sebastiano, criou a Granja Piccoli.
O empreendimento está conectado diretamente com o avanço de Caxias do Sul. O vínculo, por exemplo, com a Festa Nacional da Uva se iniciou desde a primeira edição. Claudino e Jorge (in memoriam), pai e filho, recebiam os visitantes para passear entre os parreirais e para comprar uvas e vinhos. “Já era um ponto de encontro entre pessoas. Muitas delas chegam até nós e nos contam histórias daquela época e como eles eram hospitaleiros. Isso deixa, até hoje, memórias afetivas”, relembra a primogênita de Jorge, Gabriele.
A produção da uva e do vinho nortearam os negócios até 2004. Já sob administração de Jorge Piccoli (in memoriam), filho de Claudino, junto com sua esposa e filhos, aprimorou-se a paixão de receber pessoas. Foi quando Neiva Piccoli, esposa de Jorge, percebeu que podia oferecer ainda mais para os visitantes: um café colonial completo, repleto de tradição e muito bom gosto, com o nome Café Colonial Piccoli.
A proposta fez tanto sucesso que, um ano depois, a família inaugurou um novo espaço dedicado à gastronomia internacional e a eventos, com o nome Restaurante Don Claudino.
Em 2009, a marca iniciou um processo de reposicionamento no mercado para oficializar a identidade, inclusive do logotipo. Surgia, então, a Casa de Eventos Don Claudino, desta vez, com gastronomia artesanal típica italiana. Foi neste momento que o empreendimento passou a ter demandas de eventos.
Em 2014, foi construída a “Casinha de Temperos”, em uma espécie de jardim sensorial, promovendo experiências aos clientes. “As pessoas gostam de saber de onde vêm os ingredientes”, comenta Gabriele. Em 2016, outro ponto marcante foi a criação do “garden”, um espaço externo para os clientes desfrutarem de uma boa gastronomia, e o desenvolvimento de ambientes mais intimistas.
Durante o período da pandemia, a Don Claudino precisou se reinventar ainda mais. No primeiro momento, a empresa focou em produtos artesanais congelados, que eram entregues em caixa, como massas, lasanhas e sopas. O projeto chamou-se “Don Claudino Em Caixa, na sua Vida”. Do congelado evoluiu-se para alimentos frescos, como pães e os tradicionais bolos.
Gradualmente, a pandemia passou, e a Don Claudino voltou ao normal. “O objetivo era manter a equipe e conseguimos. Foi o período em que mais nos aproximamos dos clientes e criamos um vínculo com eles. A pandemia foi um momento vivido de maneira intensa, mas sempre tentando focar nas possibilidades e não nas dificuldades”, recorda Gabriele.
Hoje, a Casa de Eventos Don Claudino dedica-se exclusivamente a oferecer experiências para todos os tipos de eventos.
Don Claudino Casa de Eventos
Endereço: Rua Padre Alberto Luís Lamonato, Travessa Piccoli, 1127 – Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul
Telefone: (54) 99173-7838
Instagram: @donclaudino