Randoncorp promove nova edição do Prêmio Hercílio Randon de Inovação
Em parceria com a Conexo, a iniciativa fomenta a cultura inovadora da companhia e premia projetos que se destacaram nos últimos anos
A inovação está no centro das operações, estratégia e cultura corporativa da Randoncorp. Uma das iniciativas mantidas pela companhia para fomentar, incentivar e reconhecer ações e projetos inovadores, realizados por funcionários, é o Prêmio Hercílio Randon de Inovação. Criada há 18 anos, a premiação nasceu originalmente para reconhecer projetos internos de Engenharia e hoje contribui para a valorização de iniciativas em novos produtos, serviços e processos, abrangendo todas as áreas e verticais de negócios. Nesta edição, 76 equipes se inscreveram.
Realizado por uma comissão liderada por diferentes áreas corporativas, com o suporte da Conexo na organização de todas as etapas, o Prêmio Hercílio Randon de Inovação reconhece projetos em cinco categorias: Novos Produtos, Novos Serviços, Inovação de Processos, Ideias que transformam e Transformação de Cultura.
A Randoncorp mantém uma estratégia robusta de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), buscando impulsionar a agenda de sustentabilidade da companhia, aumentando a eficiência, a competitividade e a produtividade e ampliando o portfólio de produtos. Em 2023, foram aplicados mais de R$ 193 milhões nessa jornada, que se reverteram, entre outros resultados, em R$ 4,9 bilhões de receita líquida proveniente de produtos lançados nos últimos cinco anos.
Conheça as iniciativas vencedoras do Prêmio Hercílio Randon de Inovação 2024:
Categoria Novos Produtos
Vencedor: Suporte de para-lamas em compósito estrutural para Iveco S-Way, desenvolvido pela Composs, marca de atuação em materiais compósitos da Frasle Mobility.
Demais finalistas:
– Válvula Painel Multifunção, para aplicação em implementos rodoviários, desenvolvida pela Master Sistemas Automotivos, em parceria com o Instituto Hercílio Randon e com a Randon – vertical Montadora.
– Graneleiro New R com caixa de carga e assoalho de alumínio, desenvolvido pela Randon.
Categoria Novos Serviços
Vencedor: Auto Experts, plataforma da Frasle Mobility cerca de 12 mil referências de peças de todas as linhas de produtos das marcas dessa vertical de negócios.
Demais finalistas:
– Onboarding de profissionais migrantes, com implantação de serviço de tradução simultânea de idiomas estrangeiros, desenvolvido pelo centro corporativo.
– Frete Pós-pago, linha de crédito rotativo, para pagamento das despesas de frete das transportadoras, desenvolvido pela Rands – vertical de Serviços Financeiros e Digitais em parceria com startups e operação pelo Banco Randon.
Categoria Inovação de Processos
Vencedor: Implementação de novo sistema para gestão de documentos, implementado pelo centro corporativo da Randoncorp.
Demais finalistas:
– Nova forma de utilização de luvas no processo moldagem vertical de fundição, desenvolvido pela Castertech Fundição e Tecnologia.
– Automatização do processo de pintura de Lona de Freio com implementação de célula robotizada, adotado pela Frasle Mobility
Categoria Ideias que transformam
Vencedor: Readequação de novo setor fabril de caixas, para aumento de eficiência e segurança da produção fabril de semirreboques da Randon
Demais finalistas:
– Reestruturação da infraestrutura de sistemas operacionais e remotos do Banco Randon
– Renovação do método de condução dos projetos de produtividade, promovido pela Frasle Mobility
Categoria Transformação de Cultura
Vencedor: Centro de treinamento e desenvolvimento de pessoas, conhecido como DOJO, e implementado pela JOST Brasil.
Demais finalistas:
– Programa de inclusão de pessoas com deficiência, por meio da inserção de turma de aprendizes em linha de produção da Master Sistemas Automotivos. Recebeu menção honrosa.
– Projeto MLS – Movimento Logística Segura, desenvolvido pelas equipes da Frasle Mobility.
Divulgação Sabe Caxias: