Segunda edição do Slam Papo Reto premiará poeta da periferia
Batalha de poesia movimenta o Reffugio, em Caxias do Sul, das 15h às 18h
A segunda edição do Slam Papo Reto, batalha de poesia que integra o projeto Atentado Verbal: A Revolta de um Povo em Palavras, será neste domingo (14), das 15h às 18h. O evento é realizado no Reffugio Bar, em Caxias do Sul, e as inscrições para competir são gratuitas. O vencedor receberá como prêmio uma produção audiovisual, realizada por equipe profissional, para amplificar o alcance dos seus versos no perfil do Instagram @prp_poesiamarginal e no canal do YouTube PapoRetoPaPoeta Films. A entrada para assistir o Slam também é liberada.
Para participar da competição, é necessário levar ao menos três poesias autorais, com duração de até três minutos. Durante a apresentação, os artistas não podem utilizar instrumentos musicais ou objetos cênicos. Também não é permitida interação com a plateia. Ao longo da batalha, os competidores são avaliados por um júri especializado.
“A primeira edição foi muito significativa. Apesar da chuva, tivemos um bom público, principalmente de crianças e adolescentes. Durante todo o evento, o público interagiu, participou da troca de ideias e esteve bem atento. O Slam abriu portas para novos poetas, principalmente por ser o único evento de poesia marginal realizado neste ano em Caxias do Sul”, avalia Jennifer Pereira, uma das organizadoras.
A primeira edição do Papo Reto foi realizada em maio e reuniu 15 participantes, entre competidores e versos livres, e um público de aproximadamente 40 pessoas. O campeão foi Andrius Franco, conhecido como Drius. Morador do bairro Serrano, em Caxias do Sul, o poeta de 22 anos se apresentou sob o nome artístico de Bigode, em homenagem a um amigo que insistia para ele utilizar este nome e morreu na semana anterior ao evento. A gravação do produto audiovisual com Drius foi realizada nesta semana, mas ainda sem data para estrear.
Além das edições mensais do Slam Papo Reto e das produções audiovisuais para os vencedores, o projeto prevê a realização de cinco oficinas gratuitas de poesia marginal ministradas por Piedro Corrêa, um dos idealizadores do Slam. A programação contempla entidades que atuam em bairros periféricos de Caxias do Sul: Fluência Casa Hip Hop, CRAS Norte, CAMI São José, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Santo Antônio e Projeto Semente Conquista.
O projeto Atentado Verbal: A Revolta de um Povo em Palavras tem financiamento da Lei Paulo Gustavo. Realização: Ministério da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Apoio: Reffugio e PapoRetoPaPoeta Films. Após o fim do projeto, a intenção dos idealizadores é manter a realização do Slam Papo Reto em edições periódicas.
Serviço
:: O que: segunda edição do Slam Papo Reto.
:: Quando: neste domingo (14), das 15h às 18h.
:: Onde: Reffugio Bar (Rua Marechal Floriano, 1083), em Caxias do Sul.
:: Quanto: evento aberto ao público.
:: Para competir: inscrições gratuitas; é necessário ter pelo menos 3 poesias autorais de até 3 minutos de duração.
:: Próximas edições: 11 de agosto, 8 de setembro e 13 de outubro.
Ficha técnica
:: Coordenação executiva e artística: Piedro Augusto Correa
:: Assistente executiva e artística: Jennifer Pereira Moreira
:: Produção cultural: Franciele Minuzzo
:: Criação audiovisual: Elis Bittencourt
:: Captação de som: Éverton Severo
:: Criação gráfica: Taylor Domingos Pereira
:: Fotografia: Ana Salvi
:: Tradução em libras: C&D Tradução de Libras
:: Contabilidade: Márcia Pezzi
:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação
:: Financiamento: Lei Paulo Gustavo
:: Apoio: Reffugio e PapoRetoPaPoeta Films
Divulgação Sabe Caxias:
Assista ao programa TEORIA DE TUDO pelo FACEBOOK: