“Randon 75 anos. A gente puxa a história pra frente” marca a campanha comemorativa que a SPR assina para a Randon

Ação institucional utiliza recursos de inteligência artificial para dar vida e movimento às imagens que misturam o passado e o presente da marca icônica no segmento de implementos rodoviários

SPR assina a campanha comemorativa dos 75 anos da Randon que mistura o passado e o presente com o uso de diferentes inteligências artificiais
Crédito: Spread Image

Uma marca ícone que escreveu e puxa a história do seu segmento merece uma comemoração especial e memorável para celebrar seus 75 anos. Com esse propósito nasceu a campanha institucional comemorativa da Randon, maior fabricante de semirreboques da América Latina e entre as maiores do mundo, assinada pela agência SPR. Com o conceito “Randon 75 anos. A gente puxa a história pra frente”, a ação institucional pontua essa data tão significativa na história da empresa.

A campanha evidencia e valoriza a liderança da marca que atravessa o tempo e se mantém na vanguarda, destacando a contínua inovação sem esquecer suas raízes e tradição. A Randon inspira e lidera, guiando o setor com inovação e visão de futuro. Alinhada ao posicionamento da marca “Só inova quem se move“, a ação exalta 75 anos de tradição e modernidade. Junto com a campanha institucional, a data histórica ganhou uma série especial comemorativa de produtos: a linha New R 75. Além de uma padronização exclusiva dos semirreboques, com cores e grafismos únicos em dourado – como uma joia rara –, o produto é entregue com itens especiais de fábrica, como a tecnologia Randon Smart e condições de aquisição diferenciadas.

“Em colaboração com o cliente, desenvolvemos a ideia do reflexo, onde uma linha comemorativa, que se caracteriza por design e tecnologia de ponta, reflete produtos antigos numa referência e homenagem à história e à evolução contínua da marca”, explica Fábio Henckel, diretor de criação da SPR. A campanha comemorativa foi concebida a partir de imagens que ilustram essa transição histórica misturando o passado e o presente em produtos emblemáticos da Randon, como graneleiro, basculante, sider e tanque. “A Randon puxa o mercado. Foi com esse pensamento que a SPR entrou nesse audacioso projeto para comemorar os 75 anos da história desta marca. Nossa equipe de atendimento identificou a oportunidade, e a partir daí todo o time Randon foi puro entusiasmo, esbanjando coragem e atuando ativamente em todo o processo criativo. Tivemos coautoria e muita troca de insights em todos os momentos”, destaca Henckel.

Recursos de IA na campanha

Para traduzir o conceito e dar movimento e vida a ideias tão complexas, foram utilizadas diferentes Inteligências Artificiais (IA), que contaram com a expertise da Tazum Vídeo. “O desafio era contar a história de 75 anos de uma das maiores empresas de implementos rodoviários do mundo através do resgate de imagens históricas do seu acervo, do espelhamento de produtos antigos, modelados e criados com a maior fidelidade possível por meio de desenhos e fotos. Com o avanço das tecnologias de IA, utilizamos recursos para ampliar a qualidade e nitidez dos filmes históricos ainda de rolo, disponibilizados pelo Memorial Randon”, detalha Felipe Fedrizzi, diretor geral da Tazum.

Nas adaptações do vídeo para o formato 9:16 (vertical) também foi utilizada IA para ampliar a faixa de cenário das imagens e trazer a composição perfeita para a cena. Além disso, foi possível aperfeiçoar e redesenhar os produtos históricos da marca com a modelagem completa em 3D. Ao longo do vídeo eles aparecem para marcar as gerações e décadas. Um exemplo é a cena do primeiro semirreboque, que exigiu um processo de reconstrução do cenário através de uma foto, utilizando recursos de inteligência artificial e fidelizando aos aspectos, colorização e elementos reais com busca em outras imagens do acervo Memorial Randon. O resultado do uso de IA pode ser conferido no link.

A equipe de criação da SPR se envolveu fortemente em todo o processo criativo e de produção, a fim de garantir belas imagens que reforçam visualmente o comparativo entre o passado e o futuro, criando uma metáfora gráfica para essa marca icônica que carrega tanta história e todos os dias inspira evolução e movimento.

“O que somos hoje é reflexo do passado e isso é o que vai nos levar para o futuro. A campanha institucional dos 75 anos valoriza esse passado com um olhar nostálgico, enaltece o presente e aponta para onde a empresa está indo, sem esquecer de agregar todos os pilares da Randon: eletromobilidade, modularidade, inteligência embarcada e sustentabilidade”, reforça Diego Slongo Andreias, gerente de marketing da Randon.

A celebração do aniversário de 75 anos terá uma robusta presença em mídia digital e redes sociais, com conteúdo exclusivo que reforça a campanha, além da presença em portais parceiros e rádios, garantindo uma ampla divulgação e sustentação ao longo do ano.

FICHA TÉCNICA

Campanha: 75 Anos

Cliente: Randon

Agência: SPR

Peças: Filme, spots, anúncios, mídia programática e materiais para redes sociais

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Operações: Giorgia Antunes Lorenz

Diretor de Criação: Fábio Henckel

Gerente de Atendimento: Barbara Vellwock

Gerente de Criação: Cléber dos Anjos

Atendimento: Ritiele Medeiros

Assistente de Atendimento: Isadora Vogel Moraes

Gerente de Planejamento: Guilherme Bueno

Planejamento: Matheus Sesterhenn

Direção de Arte: Matheus Barcelos

Redação: Giovani Picoli

Arte-Finalização: Joel Nunes

Social Media: Julia Augustin

Mídia: Mariana Espíndola

Produção: Luana Ramos

Head de Performance Digital: Fabio Schünke

Head de Estratégia Digital: Christian Schünke

Produtora: Tazum Vídeo

Direção: Felipe Fedrizzi

Direção de Fotografia: Tazum Vídeo

Produção de Elenco: Caroline Zanette

Produção de Áudio: Loop Reclame

Aprovação do Cliente: Samuel Zulianelo

Divulgação Sabe Caxias:


Sobre a SPR

Com o posicionamento DEScommodity-SE, a SPR, com sede no Rio Grande do Sul, há 26 anos busca valorizar e dar sentido às marcas através de inteligência estratégica, ousadia e criatividade, inspirando e conduzindo os clientes na missão de transformar suas marcas no ativo mais valioso das organizações. No portfólio de clientes estão marcas reconhecidas como Randon, Frasle Mobility, HELM do Brasil, Farmácias Associadas, Stara, Tipler, Artecola, Senar-RS, Prefeitura de Porto Alegre e Fenac Experiências Conectam, entre outras. Conheça mais no site da SPR e visite a Sala de Imprensa.

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