Economia de Caxias do Sul se recupera em junho e fecha semestre com alta acumulada de 7,5%

Dados foram apresentados nesta quinta-feira (8) pela CIC e CDL

Depois de registrar uma queda de 7,2% em maio, a economia de Caxias do Sul apresentou uma recuperação significativa no mês de junho de 2024, com uma aceleração de 3,6% em comparação ao mês anterior. Todos os setores econômicos da cidade registraram crescimento, com destaque para o setor de Serviços, que aumentou 4,3%. A Indústria e o Comércio também contribuíram positivamente, com crescimentos de 3,8% e 1,8%, respectivamente. Os números do desempenho local foram apresentados nesta quinta-feira (8) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em reunião conduzida pela vice-presidente de Comércio da CIC Caxias, Idalice Manchini.

Na comparação entre junho de 2024 e junho de 2023, ajustada para a sazonalidade, o crescimento foi de 1,6%. O setor de Serviços se destacou mais uma vez, com um aumento de 7,5%, enquanto o Comércio cresceu 3,8%. A Indústria, entretanto, apresentou uma queda de 2,4%. “Os números são bastante positivos. O desempenho dos Serviços está puxando toda a economia no ano. É um crescimento muito importante e destacado”, avalia o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Alexander Messias.

No acumulado do primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a economia de Caxias do Sul mostrou um crescimento robusto de 7,5%. O setor de Serviços liderou o crescimento com um aumento de 16,4%, seguido pela Indústria com 4,3% e o Comércio com 1,7%.

No indicador de longo prazo, que analisa o desempenho acumulado dos últimos 12 meses, a economia cresceu 4,2%. O setor de Serviços novamente se destacou com um crescimento expressivo de 18,3%, enquanto a Indústria e o Comércio enfrentaram retrações de 1,8% e 1,3%, respectivamente.

O mercado de trabalho também teve um leve aumento, com a geração de 47 novos postos de trabalho formais em junho. O setor de Serviços foi o principal gerador de empregos, seguido pela Indústria. No entanto, os setores de Agropecuária e Comércio apresentaram redução no número de empregos. Hoje, o estoque de vagas formais em Caxias do Sul soma 169.263.

Em junho de 2024, o comércio exterior de Caxias do Sul apresentou um desempenho misto. Embora tanto as exportações quanto as importações tenham crescido em relação ao mês de maio, o saldo da balança comercial caiu 42,3%.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, a queda foi ainda mais acentuada, atingindo 72%. No acumulado dos últimos doze meses, o saldo da balança comercial também registrou uma retração de 36,5%. As exportações foram predominadas por materiais de transporte, enquanto as importações se concentraram principalmente em máquinas e aparelhos, com destaque para as transações com países como EUA, Chile, Argentina, China, Itália e Alemanha.

Também participaram da coletiva de imprensa o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mélo Cardoso e diretores da CDL Caxias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *