“Fotografia, Memória e Ficção – Um Triângulo Amoroso”é a próxima exposição a ocupar a Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás
Mostra do artista gaúcho André Dias Vieira tem abertura marcada para 23 de agosto
A exposição “Fotografia, Memória e Ficção – Um Triângulo Amoroso”, que foi selecionada pelo edital de ocupação da Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás, tem data de abertura marcada para a próxima sexta-feira (23.08), com visita guiada, às 19h. O trabalho de André Dias Vieira, integra a programação da 17° Semana da Fotografia.
Trata-se da produção de uma série de trabalhos associativos que, independentemente dos procedimentos empregados (apropriação, fotografia, vídeo, objeto/dispositivo óptico, livro de artista), dialogam com as relações estabelecidas entre os conceitos de fotografia, memória e ficção, metaforizando essas possíveis relações, tal qual um triângulo amoroso.
As obras produzidas pelo artista entre os anos de 2021 e 2022, derivam de estudos que articulam reflexões e tensionam o modo de pensar o tempo e o espaço na arte contemporânea, discorrendo sobre questões de registro, afeto e invenção, não apenas como uma forma de refúgio ou escape da realidade, mas como uma afinação do olhar para a vida enquanto potência poética.
Além da visita guiada de abertura, o artista realizará a “Oficina de escrita: Conto e Poesia”, direcionado para a EMEF Manuel Pereira dos Santos, através do Programa Educativo UAV, no dia 27 de agosto das 13h20 às 15h.
A exposição é gratuita, tem classificação indicativa livre e poderá ser visitada nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 14h às 22h.
Sobre o artista
André Dias Vieira é artista visual e pesquisador, mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e formado com Láurea Acadêmica no Curso de Graduação em Artes Visuais: Licenciatura pela UERGS. Sua linha de pesquisa investiga os desdobramentos da imagem, com ênfase nos temas de fotografia, memória, ficção, narrativas visuais e literatura.