Brasil registra o maior número de pedidos de recuperações judiciais desde 2005

por Aline Ribeiro*

Nos últimos anos, o cenário econômico brasileiro tem enfrentado desafios consideráveis. O país enfrenta uma inflação persistente e taxas de juros elevadas, além de sofrer com a desaceleração econômica global, o que, em conjunto, tornou o primeiro semestre de 2024 um ambiente econômico marcado por incertezas e adversidades, resultando em um aumento significativo nas recuperações judiciais.

Segundo dados do Serasa Experian, o número de pedidos de recuperação judicial no Brasil aumentou em 70% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 1.014 pedidos no período; o número é o mais elevado desde o início da série histórica em 2005.

Os setores que mais sentiram o impacto econômico e, consequentemente, registraram o maior número de pedidos de recuperação judicial incluem o comércio varejista, fortemente afetado pela queda do consumo e aumento dos custos operacionais; a indústria de transformação, impactada pela alta dos preços das matérias-primas e insumos; e o setor de serviços, devido à retração econômica que impactou negativamente a demanda, especialmente nas áreas de turismo e eventos.

As perspectivas futuras preocupam todos os setores da economia, levando governo e instituições financeiras a buscar medidas para mitigar este cenário. Entre as iniciativas em discussão estão incentivos fiscais e apoio ao setor empresarial, com suporte à renegociação de dívidas para empresas em dificuldades, visando à preservação de negócios e empregos, além de uma política monetária de ajuste e redução gradual dos juros.

Não há como não concluir que o aumento das recuperações judiciais reflete um período de grandes desafios para a economia brasileira em 2024. No entanto, apesar das dificuldades, este cenário também pode ser uma oportunidade para que as empresas reavaliem suas estratégias, promovam inovações e busquem maior eficiência operacional.

Com medidas adequadas e um ambiente econômico mais favorável, espera-se que o Brasil possa superar essas adversidades e retomar o caminho do crescimento.

———-

*ALINE RIBEIRO

Advogada de empresas com vasta experiência e atuação no Direito Empresarial. Profissional com notoriedade reconhecida e participação ativa em casos de reestruturação empresarial, além da atuação dedicada à consultoria jurídica e ao contencioso estratégico envolvendo empresários e suas empresas. Membro da Comissão Especial de Falências e Recuperação Judicial da OAB/RS, da TMA Brasil e do CMR – Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial. Sócia-Fundadora do escritório Aline Ribeiro Advocacia Empresarial.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *