6º Simpósio Estadual do Varejo se consolida em informação e cultura para o comércio

Evento, promovido pelo Sindilojas Caxias, reuniu mais de 500 participantes no Intercity Hotel Caxias

Crédito: Fabio Grison

O Sindilojas Caxias promoveu a 6ª edição do Simpósio Estadual do Varejo no dia 29 de agosto, no Intercity Hotel Caxias, em Caxias do Sul (RS). Com o tema “Faça a diferença”, o evento reuniu mais de 500 pessoas debatendo assuntos essenciais ao varejo em atividades divididas entre dois espaços, de forma simultânea.

O Palco Principal apresentou palestrantes nacionais trazendo tópicos pertinentes não somente ao mercado, mas também ao comportamento, tanto do consumidor quanto do comerciante. Já a Arena Sebrae contou com profissionais de referência no mercado local, onde o principal objetivo foi apresentar práticas que beneficiem o dia a dia dos varejistas.

Na parte da manhã, após o credenciamento dos participantes e a abertura da Feira de Conexões, com mais de 25 marcas expositoras durante o evento, o protocolo do Simpósio começou com uma fala do presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, que destacou a importância de um espaço para troca de experiências e celebração da força do setor. “A diferença que vocês fazem no dia a dia, no atendimento ao cliente, na inovação e na superação de desafios é o que mantém o nosso setor vibrante e relevante. Que esse encontro seja uma fonte de novas ideias e motivação”, afirmou o presidente. Boff, ainda, ressaltou o aniversário de 70 anos do Sindilojas Caxias em 2024.

O presidente foi seguido pela participação da Diretora Financeira do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, que também representa a Fecomércio-RS, da qual é vice-presidente. Foi em sua gestão enquanto presidente da entidade caxiense, em 2018, que o Simpósio teve início, tornando-se ponto de encontro para quem deseja estar na vanguarda do setor. “Inovar no varejo é mais do que uma necessidade: é uma oportunidade. Precisamos abraçar a inovação como elemento central de nossas estratégias. Esse evento é o momento ideal para criarmos experiências memoráveis e agregarmos valor à vida das pessoas” explica Idalice. Ainda, Mariele Gautier, coordenadora do Departamento Jovem, falou sobre as atividades do grupo e convidou interessados a fazerem parte da entidade.

Palco Principal

Quem deu início às palestras no Palco Principal, onde nomes nacionais trouxeram temas pertinentes ao mercado, foi a atriz Danni Suzuki falando sobre “Viralizando o propósito”. Ela falou sobre sua vivência enquanto atriz, aprendendo a atingir a emoção de outras pessoas. “As nossas decisões são afetadas pelas emoções, então acabamos pensando nelas de maneira diferente. Carregamos várias delas ao mesmo tempo, como raiva, medo, nojo, surpresa, alegria e tristeza”, afirmou. Ela citou experiências profissionais ao longo da vida, inclusive internacionais, permitindo que grandes descobertas viessem da sua capacidade em se adaptar.

Ainda, comentou sobre o acesso constante e vício nas redes sociais, em um estado constante de competitividade, ansiedade e necessidade de aceitação. “Estamos passando por um período de adaptação em um mundo tecnológico de desmaterialização. A formação humana precisa desenvolver autonomia, identificação dos nossos próprios sentimentos e os dos outros, respeitando e convivendo com as diferenças, passando isso às gerações futuras.” Segundo a atriz, quando unirmos identidade, comunicação humanizada, sintonia, coletividade e servir, o futuro será de integração. Após, o Simpósio contou com um momento mágico oferecido pelo Sesc Caxias, com o ilusionista Mateus di Macedo interagindo com os presentes.

Em seguida, Alzira Vasconcelos, mentora de negócios de moda e um dos principais nomes do mercado varejista, falou sobre o tema “Transformando sua loja em uma marca de sucesso”. Com muito carisma e animação, Alzira trouxe seu olhar sobre mercado e negócios, falando sobre técnicas sobre varejo. “O mercado mudou pós-pandemia, mas somente acelerou um processo que já estava em andamento. Precisamos mudar à medida que o varejo muda, sempre atentos às projeções à frente”, apontou. Ela citou os quatro Ps de sobrevivência na nova era mercadológica do varejo – planejamento, público alvo, produto e publicidade – e sua importância, além de enfatizar a necessidade em conhecer profundamente seus clientes e seus valores essenciais.

A palestrante explicou que o novo consumidor espera do comércio atualmente, onde sua jornada passa pela internet, seja pela própria compra ou somente pela pesquisa online. “A experiência do cliente não começa quando ele compra, mas sim quando apresentamos a nossa marca a ele, passando por etapas envolvendo sentimentos, valorização do tempo e relacionamento.”

Após um breve intervalo, as atividades do evento retornaram no início da tarde ao Palco Principal com a intervenção “A cara alegre de um trabalho sério”, com os Médicos do Sorriso.

Em seguida, a fala ficou por conta da atriz Mariana Xavier com a palestra “Seja seu próprio padrão”. Compartilhando suas experiências para provocar reflexões sobre autoconhecimento, autoestima e, principalmente, a importância da autenticidade, Mariana falou sobre os diversos padrões que a sociedade impõe seguidamente e as amplas definições do conceito de sucesso.

“Precisamos respeitar nossa história, pois tudo é resultado das escolhas que fazemos. Devemos ser mais acolhedores com nós mesmos, isso é o que nos permite seguir adiante. Nosso maior trunfo é o que temos de específico e inovador, é o que nos torna únicos e especiais. O castigo é repetir todos os dias uma vida sem sentido. Confiem no que vocês têm de diferente”, aconselhou.

Com muita musicalidade, a palestra que encerrou o Palco Principal teve como convidado o músico e compositor Marco Túlio Lara trazendo o tema “Sem medo do futuro”. Ele apresentou histórias, provocações e inquietudes, acompanhadas por músicas ao violão e harmônica, pontuando suas vivências com canções de Legião Urbana, Fábio Jr. e Lulu Santos, entre outros.

Continuou contando sobre o caminho da sua banda e como, durante uma turnê nos anos 90 no Rio Grande do Sul, conheceu sua futura esposa em um bar em Santa Maria, citando as grandes responsabilidades com a vinda do primeiro filho e com a surpresa do diagnóstico do segundo filho, que nasceu com síndrome de Down.

Ele também fez reflexões sobre o período pós-pandemia sobre continuidade e o que ainda sentia que precisava fazer. “Qual minha expectativa para a vida? O que fazer com os anos que virão? Trago nessa palestra todos os medos do futuro e a consciência da necessidade de enfrenta-los. O simples ato de tentar já é dar certo”, observou.

Arena Sebrae

Na Arena Sebrae, espaço dedicado a profissionais de referência no mercado local, a primeira palestra foi com Alcir Cardoso, Head de Startups do Sebrae RS, falando sobre “Digitalizando o seu negócio na prática”. Cardoso falou sobre transformação digital trazendo benefícios como eficiência operacional, melhora na experiência do cliente, inovação e competitividade. “É um processo de estruturação e adoção de novas metodologias e de mentalidade passando por análise, mudança e ação de tecnologias”, resumiu. Também, trouxe dados de 2023 do varejo digital no Brasil, onde o e-commerce teve faturamento de R$ 230 bilhões, com cerca de 87,8 milhões de clientes, além de citar tendências para 2025, como inteligência artificial, integração perfeita entre diversos canais (lojas físicas e digitais, redes sociais, e-commerce) e coleta e análise de dados em tempo real.

Em seguida, foi realizado o pitch de startups para o varejo, trazendo empresas selecionadas pelo Sebrae RS falando sobre a tecnologia que utilizam, seus produtos e serviços, diferenciais e como o varejo pode usufruir dessas soluções. Os participantes foram Felipe da Silva, fundador e CEO da Futuriza; Giovani De Zorzi, CEO do Moderniza Group; Renata Viezzer, fundadora e CEO da Supermídia; e Thiago Cândido, sócio-fundador da Bewacher.

Ao final da manhã, o roteirista e especialista em storytelling, Marcelo Andrighetti teve a palavra para conversar sobre “O Mapa da Singularidade – Como atrair mais clientes e vender muito mais”. Ele falou da importância de as marcas encontrarem um posicionamento próprio para serem lembradas pelos consumidores, gerar valor e aumentarem suas vendas. “Se você tem um negócio, você precisa ser encontrado. Precisamos contar uma história e criar uma narrativa no entorno dela. Quando contamos uma história, temos mais chances de gerar memórias do que com dados técnicos. Se posicionar no mercado deve ser genuíno.”

Em seguida, foi a vez do ator e professor de teatro, Davi Souza, falar sobre “Veja o mundo com outros olhos”, onde trouxe suas histórias de vida como fio condutor da palestra, além de apresentar uma esquete com um de seus personagens. Falou, ainda, da trajetória do Médicos do Sorriso, grupo do qual é fundador, que existe há 20 anos e está presente em oito cidades. “Quando você decide seguir um propósito, você também tem medo. Voltei a estudar e me tornei um profissional qualificado, sempre fazendo mais do que o combinado e segui, meu sonho”, celebrou.

Após o recesso para o almoço, a Arena Sebrae retornou com Maria Eduarda Fortuna, jornalista, produtora de conteúdo e CEO da Enquadra, falando sobre “Venda mais com vídeos”. Ela abordou a relevância do conteúdo na produção de vídeos durante sua palestra, enfatizando como um trabalho eficaz deve inspirar, educar, gerar valor, entreter e transmitir autenticidade. A jornalista também explicou sobre diferentes categorias de conteúdo, dando dicas para a criação de roteiros, como ser breve e criativo, utilizar texto na tela e experimentar com diferentes versões. “O conteúdo é a chave para o sucesso do seu material. Mais do que um vídeo cinematográfico, é crucial que ele se destaque e engaje nas plataformas”, enfatizou.

Após, o escritor e filósofo Gilmar Marcílio abordou o tema “Sem saúde mental não há felicidade”, explorando os preconceitos que ainda cercam o cuidado com a saúde mental e a importância de reconhecer as questões neurológicas que impactam no cotidiano. Ele discutiu, também, o efeito das redes sociais, destacando como a comparação e as percepções errôneas sobre a vida dos outros podem afetar nosso bem-estar. “À luz da psicologia, podemos ser nosso próprio maior inimigo”, enfatizou o filósofo, ressaltando o poder dos pensamentos na construção da felicidade.

Em seguida, com mediação de Alcir Cardoso Meyer, as fundadoras do Criamigos Oficina de Ursos, Veronicah Sella e Natiele Krassmann Silveira, apresentaram seu case “Inovação, empreendedorismo e negócios em escala”. As sócias comentaram sobre a história do projeto, que surgiu em Gramado (RS) em 2016 com o objetivo de resgatar laços afetivos por meio de bichinhos de pelúcia personalizados. Além da Oficina Criamigos, agora elas contam também com o Mundo Criamigos, primeiro hotel temático infantil do Brasil.

“A inovação não se limita a desenvolver novos produtos ou serviços, mas em encontrar formas diferentes de operar e interagir com os clientes. Aceitar a diversidade de abordagens é fundamental para construir um futuro de sucesso”, afirmaram.

Finalizando a Arena Sebrae, o CEO do Grupo Argenta, Neco Argenta, realizou a palestra “O caminho se faz caminhando – Case Grupo Argenta”, compartilhando sua trajetória. Vindo de uma família de empreendedores, Neco se tornou um dos maiores empresários do Sul do Brasil. Ele discutiu a importância de evoluir continuamente e manter a crença no sucesso. “Cada mudança é uma oportunidade. Um dos principais ensinamentos da vida é que, mesmo em um mundo tão competitivo, cuidar das pessoas é essencial, pois elas são a nossa base”, destacou.

Sindicast, Feira de Conexões e Happy Hour

Durante o evento, foi realizada as gravações do podcast Sindicast, tendo alguns dos palestrantes como convidados. Ainda, o Simpósio teve a Feira de Conexões, com mais de 25 expositores. Ao final, os participantes puderam finalizar o evento no Happy Hour by Jolimont, com sonorização do DJ Mono.

O espaço gastronômico do evento teve as marcas Jolimont, Supermercado Andreazza, Mercado do Queijo, Pantásticas e Ponto do Café, além de food trucks de Duda Crepes, Churros Gourmet, Kombi Food Truck, Vagão do Monge e Vallen Burguer como opção de lanches rápidos entre as palestras.

O 6º Simpósio Estadual do Varejo contou com apoio institucional de Fecomércio RS e Sebrae; Patrocínio Ouro de Círculo Saúde, Humana Saúde, Sicredi, Sicoob e Villagio Caxias; Patrocínio Prata de Intercity Hotel Caxias; Patrocínio Bronze de Abiu Mídias de Impacto, Amigraf, Andreazza e CDL POA; e Grupo RBS como Media Partner.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *