Inaugurado o Centro de Intervenção Educacional Especializada para estudantes autistas em Caxias do Sul

O local pioneiro no município conta com uma área de 1.200 m² e previsão de cerca de 500 atendimentos mensais

Na tarde da quarta-feira (18/09), a prefeita em exercício Paula Ioris, entregou à comunidade caxiense o Centro de Intervenção Educacional Especializada (CINEDE). O espaço foi criado com o objetivo de oferecer atendimento pedagógico específico para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados nas escolas municipais de ensino fundamental.

A assessoria técnico-pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed) identificou mais de 700 estudantes com TEA na Rede Municipal de Ensino. Esses estudantes apresentam transtornos neurodivergentes e que requerem intervenções pedagógicas apropriadas para qualificar e complementar o atendimento escolar.

O Cinede contará com uma equipe qualificada, composta por professores com especializações em Atendimento Educacional Especializado, Intervenção ABA para autismo, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. Além disso, o quadro de profissionais inclui assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos, que estarão à disposição para atender às diversas necessidades dos alunos.

Com uma área de 1.200 m² e previsão de cerca de 500 atendimentos mensais, oferece uma infraestrutura completa, com espaços projetados para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes autistas. Entre as salas, destacam-se as de estimulação sensorial, fala e linguagem, música e dança, psicomotricidade, psicopedagogia, habilidades sociais, atividades da vida diária e o Espaço Maker.

“Muitas mentes trabalharam para este projeto e para este espaço. A educação é o caminho para um futuro melhor e a inclusão se faz com muito respeito, aceitação, conhecimento e acolhimento com o qual nós esperamos receber todos os estudantes e suas famílias,” ressaltou a coordenadora do Cinede, Luana Mari Gomes.

Mais do que um centro de atividades e serviços, o Cinede representa o compromisso da gestão municipal com a educação de qualidade. Este avanço coloca Caxias do Sul como pioneira no atendimento gratuito e especializado para estudantes com TEA, seus professores e familiares, tornando-se referência no cenário educacional municipal.

Emocionada, a secretária da Educação, Flávia Vergani, ressaltou a alegria de estar celebrando a inauguração do Cinede. “Este dia especial é de esperança e consolida, não tenho dúvidas, Caxias do Sul como referência em iniciativas inclusivas e inovadoras para crianças e adolescentes. Na educação, atenção e amor aos estudantes que sempre foram prioridades nesta gestão. Este projeto inovador de educação reflete nosso compromisso com a inclusão e o cuidado especial às crianças autistas. O compromisso de priorizar os estudantes e buscar meios para ajudar aqueles que necessitam e são prioridades.”

A prefeita em exercício, Paula Ioris, parabenizou toda equipe e destacou a importância do trabalho de todos os envolvidos neste projeto. “Eu vejo que as construções que nós estamos fazendo, especialmente essa aqui, é de nós poder tratar, acolher, conduzir, estimular de acordo com a necessidade. É uma alegria muito grande saber que a equipe da Smed abraçou a causa com união, com propósito, com a consciência da necessidade e da importância desse projeto.”

Ainda ressaltou que uma cidade como Caxias do Sul, tem suas complexidades e muitos desafios, mas é necessário iniciar os projetos para que possam se fortalecer. “Temos muito para construir, mas nada nasce pronto, as coisas precisam começar e ter um crescimento consolidado e constante com estudo, pesquisa e participação das diversas áreas,” destacou a prefeita em exercício.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta 70 milhões de pessoas no mundo e 2 milhões de brasileiros. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo e existem outras pesquisas com dados menores ainda. Conforme pesquisadores, a compreensão do transtorno é recente em todo o mundo. O autismo não impede a pessoa de engajamento na vida em sociedade, pelo contrário, o autista apresenta uma gama de habilidades e diferentes áreas de interesse, mas precisa de orientação e tratamento.

Divulgação Sabe Caxias:

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