Biblioteca Humana traz Literatura e Visão de Mundo para a Feira do Livro

Juventino Dal Bó e Suzana Webber Alves abrem o livro da vida e escritores locais convidados criam literatura a partir dos relatos

Literatura e Visão de Mundo é o tema da quarta edição do projeto Biblioteca Humana, que acontece na Feira do livro de Caxias do Sul no dia 28 de setembro, às 17h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim. O evento integra a programação da Feira e é aberto ao público.

O projeto Biblioteca Humana estreou na Feira do Livro de Caxias do Sul de 2021 inspirado na iniciativa de Biblioteca Humana criada em Copenhagen (Dinamarca – 2000), com o objetivo de promover o contato com a diversidade humana e a inclusão.

Não julgue um livro pela capa!” é a forma como o projeto se apresenta, com a proposta de remover preconceitos e incentivar o diálogo.

No projeto caxiense são convidados personagens da cidade para “abrirem capítulos do livro de suas vidas” e compartilharem com o público. Em 2024 participam Juventino Dal Bó Suzana Webber Alves.

Os relatos serão transformados em textos livres através do talento de escritores locais especialmente convidados para esta edição: Ana Cardoso, Bernardete Guidini Zardo, Claudio Abreu, Dinarte Albuquerque, José Otavio Carlomagno, Luiza Iotti, Marília Frosi Galvão, Paulo Damin e Tiago Sozo Marcon.

Os textos serão divulgados no site da Feira do Livro de Caxias do Sul e na página do FB: BIBLIOTECA HUMANA – CAXIAS DO SUL

Participam:

Suzana Webber Alves foi professora de português, inglês e literatura por mais de trinta anos na rede pública de ensino. Atualmente, ministra aulas de teatro, contação de histórias, inglês, português e tudo o mais que a sua experiência permitir no Instituto da Audiovisão (INAV). A autora dos livros Chabrum!, da trilogia Skroktifuf  e de A Clepsidra na Piscina (lançamento também na Feira do Livro) Suzana sempre considerou a literatura uma excelente aliada na construção de um mundo melhor. Aos 44 anos começou a perder a visão e desde então vem acessando centenas de audiolivros. 

Juventino Dal Bó é escritor, professor, historiador, museólogo e artista visual. Sempre dedicado à defesa e conservação do patrimônio, tem várias passagens como diretor do Museu Municipal e do Arquivo Histórico de Caxias do Sul. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais, entre elas Mnemósine, Relicários de Amor e de Morte e Estandartes Profanos.  Entre os livros que participou, destaque para Vestígios de ontem, talvez e Inventário dos Estandartes Profanos (com lançamento na Feira do Livro de 2024).

A iniciativa do projeto Biblioteca Humana é do produtor cultural Claudio Troian (Amigo do Livro de Caxias do Sul -2021) e das jornalistas e escritoras Alessandra Rech e Vera Mari Damian, com apoio do Programa Permanente de Estímulo à Leitura da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.

SERVIÇO

Biblioteca Humana 2024

Tema : Literatura e visão de mundo

Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 28/SET – sábado – às 17h

Galeria de Arte Gerd Bornheim

Palestrantes convidados:

Escritor/historiador/artista Juventino Dal Bó

Professora/escritora Suzana Webber Alves

Realização: Alessandra Rech, Claudio Troian e Vera Damian

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *