Equipe de Segurança Alimentar participa de encontro Nacional
Caxias do Sul é uma das 60 cidades selecionadas para a implantação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Caxias do Sul foi convidada pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) para participar do II Encontro da Estratégia Alimenta Cidades, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2024, em Brasília. O evento tem como foco o lançamento do mapeamento dos desertos alimentares e o fortalecimento das políticas públicas de acesso a alimentos saudáveis em territórios vulneráveis. A apresentação de Caxias do Sul, por meio da equipe de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), ocorrerá no dia 6 de novembro, às 14h, no Auditório Celso Furtado, em Brasília.
No convite enviado pela SESAN, o Município foi destacado por sua expertise e pelas ações já implementadas no campo da segurança alimentar. A cidade terá a oportunidade de apresentar suas experiências na Mostra de Experiências Inspiradoras Alimenta Cidades, compartilhando com outros municípios os avanços, desafios e iniciativas que têm fortalecido o sistema alimentar local.
No início de 2024 a cidade de Caxias do Sul foi selecionada para integrar a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), conhecida como Estratégia Alimenta Cidades, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Essa estratégia visa fortalecer políticas públicas que garantem o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis, especialmente em áreas urbanas e vulneráveis, combatendo a fome e promovendo a inclusão social por meio da segurança alimentar.
No mês de setembro foi lançado o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o objetivo de garantir o acesso da população aos alimentos e às informações sobre Segurança Alimentar. “Este reconhecimento por parte da SESAN evidencia o compromisso de Caxias do Sul com a segurança alimentar e nutricional, posicionando-a como uma referência para outras cidades que buscam soluções inovadoras e eficazes para garantir o direito humano à alimentação adequada”, avalia o titular da SMAPA, Valmir Susin.