Mutirão de Saúde da Mulher realiza mais de 1,6 mil exames preventivos de câncer de colo de útero e 1,6 mil solicitações de mamografia
Ação no sábado (19/10) também realizou consultas médicas, vacinas, atendimento odontológico e testes de ISTs; Município ainda anunciou novo Ambulatório da Saúde da Mulher 40+
O Mutirão de Saúde da Mulher, realizado no sábado (19/10) atraiu grande público às 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que abriram em Caxias do Sul em função do Outubro Rosa. Foram 1.603 mamografias solicitadas, 1.677 exames preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) realizados, 635 consultas médicas, além de 1075 vacinas aplicadas. Também foram realizados testes rápidos contras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): 269 contra hepatite C, 265 contra hepatite B, 264 contra sífilis e 268 contra HIV. As usuárias tiveram, ainda, atendimento odontológico: foram 286 atendidas e 1.373 procedimentos realizados. O expediente ocorreu entre 8h e 17h.
Uma das pacientes atendidas foi Dilva Piovesan (foto), 49 anos, usuária da UBS São Caetano. Ela aproveitou a facilidade para colocar seus exames preventivos em dia e agendar mamografia.
“Tem muita gente que não consegue durante a semana, porque trabalha ou porque precisa levar os filhos para escola. Então quando tem no sábado é muito bom”, aponta ela, que no mutirão também colocou em dia a vacina contra o tétano.
Na UBS São Caetano, onde Dilva consultou, também ocorreram oficinas de fisioterapia, de nutrição, saúde bucal, atendimento odontológico e palestra sobre violência doméstica. Outras Unidades organizaram ações para complementar os serviços de saúde. Foram 22 ações, atendendo a cerca de 439 usuárias.
No sábado o Município também confirmou a abertura do Ambulatório da Saúde da Mulher 40+, que será um espaço de saúde para acolher a mulher, oferecendo os atendimentos necessários em âmbito multidisciplinar. No primeiro momento contará com ginecologista, patologia Cervical e inserção de DIU, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, técnicos em enfermagem e psicologia. Esse Ambulatório será aberto no Centro Especializado de Saúde (CES), no espaço que será desocupado pelas farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico. O objetivo é impactar na adesão da mulher aos tratamentos propostos bem como nos resultados e benefícios.
Foto: Ícaro de Campos