Retrospectiva e homenagem: Galeria Gerd Bornheim recebe exposição em memória do artista Antonio Soriano
A mostra inaugura no dia 31 de outubro, às 19h. Fica em cartaz até o dia 23 de novembro
No dia 31 de outubro, às 19h, chega na Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, a exposição “Antonio Soriano: Retrospectiva e Homenagem”, um tributo ao falecido publicitário e artista, Antonio Soriano, com obras cedidas do acervo da família.
Com seu inconfundível ponto de luz, sua imensa paixão pelo campo, pelo gaúcho e pelos cavalos, Antônio ficou conhecido pelas paisagens campestres, por retratar figuras importantes e o cotidiano porto-alegrense. Na mostra em sua homenagem, algumas das telas fazem parte do acervo da própria Galeria Bublitz. Também estão expostas cinco gravuras póstumas a partir de obra original e uma gravura mais antiga do artista.
De acordo com Nicholas Bublitz, proprietário da galeria porto-alegrense, Soriano traduzia como ninguém em sua obra o inconsciente coletivo gaúcho dos pampas.
A exposição fica em cartaz de 31 de outubro a 23 de novembro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, localizada na Casa da Cultura, na rua Dr. Montaury, n°1333, no Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Sobre o artista:
Antonio Soriano nasceu em 1944 e faleceu em 2016. Foi pintor, neto do espanhol José Ibañez Soriano (ourives e sócio da antiga Joalheria Ibañez de Porto Alegre). Soriano foi autodidata, iniciou suas atividades em feiras de artes plásticas. Posteriormente participou do Prêmio III Salão Cidade de Porto Alegre, onde foi premiado. Durante muitos anos alternou entre a publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios, e a pintura, até optar por dedicar-se exclusivamente à arte, em 1987, quando realizou sua primeira exposição individual na Galeria Realce, em Porto Alegre.
Extremamente talentoso com a figura humana, seu trabalho em caricatura foi muito valorizado na época, porém ao dedicar-se exclusivamente pintura foi abandonando gradativamente o figurativo, sua pintura derivou para um estágio de definição estilística onde a paisagem é o tema dominante, acrescido da natureza morta e casarios. Foi aluno de Rubens Galant Costa Cabral e de Ado Malagoli, que o apontava como sucessor no tratamento dado à paisagem. Soriano consta no Dicionário Brasleiro de Artistas Plásticos como “Antônio Soriano” e no Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul como “Soriano”.
Serviço:
Exposição “Antonio Soriano: Retrospectiva e Homenagem”
Período: De 31 de outubro a 23 de novembro.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Casa da Cultura, rua Doutor Montaury, nº 1333, Caxias do Sul.