Diretoria Executiva da AANERGS assume biênio 2024-2025 em noite de entrega do Prêmio Administrador do Ano
Evento que homenageou Emir José Alves da Silva também contou com reflexões sobre o futuro da Administração
Caxias do Sul (RS) – Em uma noite marcada por homenagens e reflexão sobre o futuro da Administração, a Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) realizou, nesta sexta-feira (24), a posse festiva da nova Diretoria Executiva para o biênio 2024-2025. O evento, realizado no restaurante da CIC Caxias, também concedeu o Prêmio Administrador do Ano a Emir José Alves da Silva, em reconhecimento a sua destacada trajetória profissional.
O novo presidente da AANERGS, Adalmir Borges Antunes, em seu discurso de posse, destacou o papel transformador da Associação, que completará 40 anos em 2025. Antunes lembrou a importância da AANERGS em promover o desenvolvimento contínuo dos administradores, adaptando-se às mudanças aceleradas do mercado, desde sua fundação, em 1985, até os dias de hoje.
“A história não é o estudo do passado, é o estudo da mudança”, citou Antunes, referindo-se à obra do historiador Yuval Harari, ao destacar que a AANERGS nasceu justamente em um momento de transição, quando professores, estudantes e empresários já vislumbravam o impacto da tecnologia e da inovação nos negócios. Ele reforçou que, com o avanço da inteligência artificial e outras inovações, como o ChatGPT, lançado em 2022, os desafios enfrentados pelos administradores são ainda maiores, exigindo cada vez mais preparo e adaptação.
O presidente reafirmou o compromisso da AANERGS com o desenvolvimento profissional, a ética e a excelência na Administração, promovendo a educação, o networking e o reconhecimento da classe. Um dos pontos altos da noite foi justamente a entrega do Prêmio Administrador do Ano, concedido a Emir José Alves da Silva, profissional que, segundo Antunes, “não apenas alcançou sucesso profissional, mas também contribuiu para transformar o ambiente de negócios na nossa Região”.
Além de Antunes, a nova Diretoria Executiva da AANERGS está composta por Marcelo Nichele, vice-presidente Administrativo, Alexandre Prataviera Calcagnotto, vice-presidente de Desenvolvimento, e Jalila Mercedes Prigol, vice-presidente de Relacionamento.
Durante a solenidade, uma emocionante homenagem foi prestada ao ex-presidente Marcos Ricardo Pretto, que faleceu em abril deste ano enquanto ainda ocupava o cargo. A esposa, Denise Perini Pretto, e os filhos do homenageado estavam presentes e receberam uma placa in memoriam em reconhecimento ao seu legado. Um vídeo exibido na ocasião relembrou momentos marcantes da trajetória de Pretto pela AANERGS, destacando sua dedicação à Administração e seu impacto duradouro na entidade.
Já Emir José Alves da Silva, agraciado com o Prêmio Administrador do Ano, destacou a importância dos administradores como agentes de transformação na sociedade, especialmente em tempos de grandes mudanças tecnológicas, como o avanço da inteligência artificial. “Os profissionais de Administração são peças fundamentais e necessárias na construção de uma sociedade mais justa, pois somos o grande agente de transformação”, afirmou Emir. Ele também fez uma homenagem a Marcos Ricardo Pretto, agradecendo pelo legado deixado e pela confiança depositada na sua trajetória.
O presidente do CFA, Leonardo Macedo de Vargas, também discursou durante o evento, saudando o homenageado Emir José Alves da Silva e a nova diretoria da AANERGS. Ele destacou a importância da união dos esforços em prol da profissão: “Estamos de mãos dadas e andamos unidos em defesa da profissão da Administração.” Vargas ressaltou que o CFA está focado na valorização da profissão por meio de uma fiscalização atuante que garanta as prerrogativas dos administradores, visando fortalecer sua inserção no mercado de trabalho e a presença da ciência da Administração na sociedade.
O evento contou ainda com a presença do presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Flávio Cardoso de Abreu, presidente do Sindicato dos Administradores do RS, Jorge André Costa Avancini, presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, comandante do 3º GAAAe, tenente-coronel George Koope Eiriz, comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, entre outras autoridades.