DEZ ANOS TOCANDO VIDAS
Semana Tum Tum movimenta a Serra Gaúcha com criatividade e diversidade
Atividades formativas gratuitas serão realizadas de 28 de outubro a 2 de novembro, no Sesc Caxias do Sul, integrando o calendário oficial do município
A pleno vapor, a Mostra Tum Tum 10 abre mais uma programação gratuita em Caxias do Sul. De 28 de outubro a 2 de novembro, a Semana Tum Tum vai movimentar a cidade com atividades formativas, em uma programação que agora também integra oficialmente o calendário do município.
Economia criativa, diversidade, e o mercado da música serão os temas centrais dos paineis e oficinas ministrados por profissionais convidados, referências em suas áreas de atuação. Os encontros gratuitos e abertos a todos os públicos, serão realizados no Sesc Caxias do Sul e no Reffugio, onde ocorre o encerramento ao som de brasilidades e latinidades (detalhes da programação abaixo).
A edição comemorativa aos dez anos da Mostra Tum Tum começou em julho deste ano, com atividades socioculturais que tiveram como públicos crianças e idosos atendidos pela rede pública de Caxias do Sul. De 28 de outubro a 2 de novembro de 2024 ocorre a Semana Tum Tum. Com atividades formativas que dialogam com o universo do mercado cultural. Após, acontecem os shows regionais realizados fora de Caxias do Sul, nas cidades de Bento Gonçalves, São Marcos, Nova Petrópolis e Carlos Barbosa, ao longo do mês de novembro. Em janeiro, fevereiro e março, artistas selecionados em edital se apresentam na cidade, no Tum Tum de Verão e em abril, ocorre o Show de Encerramento, também em Caxias do Sul.
A Mostra é uma realização da Tum Tum Produtora com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com recurso da Lei Complementar nº 195/2022. Conta com Apoio Cultural de Metadados e RandonCorp, apoio do Grupo RBS, e parceria de Sesc Caxias do Sul, Fecomércio e Bigode Design.
A programação da Mostra Tum Tum 10 pode ser acompanhada pelo @mostratumtum no Instagram, Facebook, TikTok e You Tube.
EDITAL PARA SHOWS
Artistas interessados em se apresentar no palco da Mostra Tum Tum 10 podem se inscrever até o dia 26 de outubro. O chamamento é aberto a músicos, musicistas e bandas interessados em integrar parte da programação do festival, entre janeiro e abril de 2025. Inscrições por meio de formulário disponível no site mostratumtum.com.br, onde também pode ser conferido o edital que especifica as regras da inscrição e os critérios a serem avaliados pela curadoria do festival. Os selecionados serão divulgados no site e nas redes sociais da Mostra na primeira quinzena de dezembro.
PROGRAMAÇÃO SEMANA TUM TUM
>> Segunda-feira, 28 de outubro <<
19h30 | Sesc Caxias do Sul
MÚSICA E ECONOMIA CRIATIVA: NOVOS RUMOS
Aldoir Bolzan de Morais | Coordenador de atendimento ao cliente no Sebrae RS Juliana Sehn | Coordenadora do RS Criativo
Adriana Sperandir | Diretora do Instituto Estadual de Música (IEM)
>> Quarta-feira, 30 de outubro <<
19h30 | Sesc Caxias do Sul
MÚSICA BRASILEIRA x MÚSICA ELETRÔNICA
Fran Bortolossi | DJ, produtor e criador da Colours, evento itinerante que é referência em música eletrônica no sul do Brasil
Thiago Piccoli | Atua há 20 anos no mercado cultural, com planejamento, assessoria e produção de shows de bandas, além de curadoria artística
>> Quinta-feira, 31 de outubro <<
19h30 | Sesc Caxias do Sul
EXISTE CULTURA SEM DIVERSIDADE?
Rafa Mautone | Coordenador do Museu da Cultura Hip Hop
Fernando Morais | Gestor do Vielas Espaço Cultural
Cléo Araújo | Coordenadora da ONG Construindo Igualdade
>> Sexta, 1º de novembro <<
Das 10h às 12h e das 15h às 17h | Sesc Caxias do Sul
OFICINA DE DIREÇÃO ARTÍSTICA
Patrick Torquato | DJ e radialista, comprometido com música, cultura e comunicação, circulou por meio mundo levando suas produções e remixes para festivais, clubs, copas e olimpíadas em 5 continentes com o seu Baile Tropical.
>> Sábado, 2 de novembro <<
BATE PAPO: VIDA NOTURNA, CASAS E CURADORIA
15h | Reffugio
Bruna Turmina | Também conhecida como a Sapatroa, é empresária e proprietária do Reffugio, bar e espaço cultural de Caxias do Sul. O espaço abraça festas de produtores independentes, funciona como galeria de arte, acolhe debates culturais políticos e realiza bazares de marcas locais.
Paulinha del Mar | DJ e produtora do Ay Amor, projeto musical de bailinho e estudos de cumbias, além de remixes e versões autorais
TUM TUM APRESENTA: BAILINHO AY AMOR CONVIDA BAILE TROPICAL
21h | Reffugio
Saiba mais sobre os convidados da Semana Tum Tum
Aldoir Bolzan de Morais | Coordenador de atendimento ao cliente no Sebrae RS com experiência em gerenciamento de projetos, marketing e vendas com atuação no mercado brasileiro há 25 anos.
Juliana Sehn | Coordenadora do RS Criativo, programa estratégico de governo, operado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Criado e atualizado pelos Decretos nº 50.975/2013 e 54894/2019, busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia criativa.
Adriana Pacheco Sperandir | Diretora do Instituto Estadual de Música (IEM), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) criada em 1990 para promover e apoiar políticas públicas para o segmento musical em âmbito estadual. O IEM tem entre suas competências a realização de cursos, oficinas, atividades de documentação e pesquisa, encontros, congressos, seminários, festivais, e apresentações musicais. Adriana é cantora, Produtora Cultural, Integrante do coletivo de Arte e Cultura do Litoral Norte, Coordenadora de projetos culturais e sociais da Associação Comunitária Educa Hoje, Diretora artística na empresa Estúdio de produção musical A3 e Integrante do Colegiado Setorial de Música do RS.
Fran Bortolossi | Músico, DJ, produtor musical, empresário e, acima de tudo, um grande apaixonado pela música eletrônica. Com apresentações literalmente de Norte a Sul do Brasil, e turnês internacionais que passaram por clubes icônicos como Egg (Londres), Watergate (Berlim) e Pacha (Barcelona), Fran criou uma relação tão próxima quanto apaixonada com uma das cenas mais vibrantes do mundo, a Argentina. Lá, já se apresentou em clubes Mandarine Park, Crobar e Bahrein na capital e em cidades como Mar Del Plata, Córdoba e Rosário. A estes sets vão se somando produções próprias e colaborações de Fran como produtor, apresentadas por labels notáveis como Great Stuff, Get Physical e Warung Recordings. Além de DJ e produtor, Fran também está à frente da COLOURS. A festa ganhou lugar cativo entre os principais núcleos eletrônicos do Rio Grande do Sul, e hoje é uma referência nacional em produção e curadoria, com mais de 120 edições. Ícones da cena mundial como Dubfire, Joris Voorn e Chris Liebing são alguns dos nomes que a label levou à Serra Gaúcha.
Thiago Piccoli | Atua há 20 anos no mercado cultural, carregando no currículo planejamento, assessoria e produção de shows de bandas como Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Diogo Nogueira, Baby do Brasil, Ultramen, Mac deMarco, Moraes Moreira, Rubel, Bidê ou Balde, Wannabe Jalva, Ian Ramil, Tagua Tagua, Cícero, Sessa, Onda Vaga, Ava Rocha, e muitos outros. Atualmente planeja e organiza as turnês dos artistas Rubel, 5 a Seco, Filipe Catto, Tim Bernardes, Tagua Tagua, Zeca Veloso, Ana Frango Elétrico e Onda Vaga, tendo realizado uma média de 100 shows por ano, em 10 diferentes países, além de prestar curadoria artística para a Noize Record Club, o primeiro clube de vinil do Brasil, e realizar turnês internacionais de diversos outros artistas. Foi curador do Edital Natura Musical 2022 e duas vezes indicado ao Grammy Latino.
Rafa Mautone | Músico, professor, historiador e produtor cultural. Licenciado em História pela UFRGS e Mestre em Educação pela Unilassale, sua dissertação versa sobre a utilização das Educabilidades da Cultura Hip Hop no Ensino de História no Ensino Fundamental. É Coordenador Pedagógico e de Oficinas da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, entidade gestora da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio e do Museu da Cultura Hip Hop RS. Como produtor, organizador e artista venceu o PROCULTURA/RS 2012 para realização do festival de artes integradas “Neunderground” na cidade de Alvorada, Prêmio FUNARTE de Artes na Rua 2014 pela montagem da peça “Sepé Guarani Kuery Mbaraeté” com a Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela e os editais Estúdio Geraldo Flach 2015 da Prefeitura de Porto Alegre para gravação do álbum “Na Trilha e no Rítmo do Negro” e do Edital Aldir Blank 2021 para gravação do álbum “Com a força dos ancestrais” ambos com a Banda Kalunga.
Fernando Morais | Iniciou seu engajamento em projetos sociais relacionados ao bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, de Caxias do Sul, no final de 2021, quando passou a atuar em favor do direito de acesso à cultura da comunidade. Em Abril de 2022, tornou-se gestor do VIELAS Espaço cultural, entidade sem fins lucrativos localizada no bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, em Caxias do Sul (RS): um espaço independente e focado, principalmente, no fortalecimento dos laços de pertencimento dos moradores, bem como no desenvolvimento de ações voltadas ao seu crescimento humano e cidadão. Sua trajetória pelo universo dos projetos sociais e culturais conta com uma notável relação de parceiros, que reúne artistas, entidades, empresariado e a própria comunidade. Desde junho de 2023 como presidente da AmoB Euzébio Beltrão de Queiroz, trabalha na realização de ações que forneçam acesso à informação e desenvolvimento humano e social à comunidade, além de estabelecer parcerias estratégicas e desenvolver produções coletivas em outros territórios periféricos.
Cléo Araújo | Bacharel em Direito pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Cleo Araújo é voluntária da ONG Construindo Igualdade, de Caxias do Sul (RS). A entidade mantém, desde 2021, a primeira casa de acolhimento para pessoas LGBQTIA+ da região Sul do Brasil. Cleo é presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH) de Caxias do Sul e da Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (RNHTTP). Em mais de duas décadas de ativismo em prol da comunidade LGBTQIA+, já presidiu o Conselho Estadual de Políticas LGBT do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente é conselheira, além de já ter integrado o Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul. É descendente do povo indígena Terena, do Mato Grosso do Sul.
Patrick Torquato | DJ e radialista, comprometido com música, cultura e comunicação, circulou por meio mundo levando suas produções e remixes para festivais, clubs, copas e olimpíadas em 5 continentes com o seu Baile Tropical. Fundou e esteve à frente da rádio Frei Caneca FM, emissora pública do Recife até janeiro 2020. Como Diretor artístico contribuiu nas carreiras de artistas como Romero Ferro, Barro, Ciel, Felipe Cordeiro, Nega do Babado e Gaby Amarantos entre outros sempre buscando entender as sutilezas que criam um pop com a cara do Brasil.
Bruna Turmina | Também conhecida como a Sapatroa, é empresária e proprietária do Reffugio, um bar e espaço cultural de Caxias do Sul. O espaço incentiva a cena cultural artística e musical da cidade: abraça diversas festas de produtores independentes da Serra Gaúcha e funciona também como uma galeria de arte, além de acolher debates culturais políticos e realizar bazares de marcas locais.
Paulinha del Mar | DJ e produtora do Ay Amor um projeto musical de bailinho e estudos de cumbias, além de remixes e versões autorais. É co-idealizadora e artista do ateliê de arte têxtil Marias Lavrandeiras. É historiadora e tem experiência em projetos de economia criativa.
Sobre a Mostra Tum Tum
A Mostra Tum Tum engaja públicos diversos na Serra Gaúcha e já chegou a 100 mil pessoas por meio de mais de 60 shows cuidadosamente escolhidos. O festival conta com uma curadoria atenta, que vem aproximando públicos por meio das performances de músicos e musicistas estabelecidos e de novos artistas, aliando o tradicional às experimentações mais vanguardistas.
Pelos palcos da Tum Tum já passaram grandes nomes da música brasileira como Azymuth, Filipe Catto, Anelis Assumpção, Hamilton de Holanda, Jacques Morelenbaum, Badi Assad, Bixiga 70, Guilherme Kastrup, Alegre Corrêa, André Mehmari, Maestro Spok Frevo, Luê, Pedra Branca, Bianca Gismonti e Leila Maria; atrações da América Latina como Nacion Ekeko, Ernesto Holman Trio, Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi, Klezmeron Orquestra Finoli, La Banda Flotante, Diego Janssen, La Ventolera, Cuarteto Sur, Tamboorbeat e além, é claro, de músicos gaúchos como Paola Kirst, Syon Trio, Yangos, CCOMA, African Jazz, Kiai, Funkalister, De Boni e Henz, Afroentes, Triuna Mantra, Quartchêto, Choros de Balcão, entre tantos outros.